Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Gerente de comércio exterior

O GERENTE DE COMÉRCIO EXTERIOR administra as carteiras de câmbio e comércio exterior. Responsável analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos administrativos, econômicos e comerciais . Estuda os contratos e sua adaptação às necessidades dos envolvidos e a cotação das moedas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Gerente de comércio exterior

Sinônimos:

  • Gerente de importação e exportação

O Gerente de Comércio Exterior é o responsável por administrar as carteiras de câmbio, assim como o comércio exterior. Esse profissional analisa tendências de mercado, para que estas se adequem a circunstâncias específicas, se articulando na elaboração de estratégias de negócios e de marketing, e no acompanhamento de processos relacionados ao comércio de bens e serviços. Além disso, estuda os contratos com empresas estrangeiras, governos e nações do exterior, se apropriando de noções administrativas, econômicas e comerciais. Também fica a cargo de gerir toda a cadeia de importação e exportação, os processos e expectativas do cliente e o desenvolvimento de controles operacionais.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Gerente de Comércio Exterior.

 

Graduação Necessária

 

Para que o indivíduo possa atuar como Gerente de Comércio Exterior é necessário que possua Formação Superior Completa em Comércio Exterior, como bacharel ou tecnólogo ou ainda em Relações Internacionais. Os cursos de bacharelado e tecnológico em Comércio Exterior possuem duração média de quatro anos, e neles são aplicadas disciplinas como Matemática Financeira, Administração, Contabilidade e Estatística. Na graduação de Relações Internacionais o estudante tem contato com disciplinas como Sociologia, Economia e História, bem como tem aulas práticas com simulação de Negociações Políticas, Empresariais, Comerciais e Diplomáticas. A duração média desse curso também é de quatro anos.

 

Especializações Possíveis

 

O Gerente de Comércio Exterior pode cursar uma pós-graduação em Comércio Exterior, durante pelo menos seis meses. Essa especialização aprofunda conceitos e práticas sobre Exportação, Meios de Pagamentos Internacionais, Créditos Documentários, Alfândega e Aduanas, Finaciamento Internacional, Logística Internacional, Documentação de Importação e Exportação. Outra opção é cursar um MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, nessa pós-graduação o indivíduo aprende técnicas a respeito da negociação no cenário internacional.

 

Aptidões Desejáveis

 

O Gerente de Comércio Exterior deve, antes de mais nada, possuir fluência numa segunda, ou até terceira língua, preferencialmente o inglês e espanhol. O profissional que gerencia o comércio exterior analisa os mercados, e deve conhecer as regras de legislação entre os vários países e também controlar e acompanhar de perto o processo de exportação/importação, por isso é necessário que demonstre visão gerencial, poder de decisão, potencial para liderar e saiba conviver com situações adversas.

 

Campos de Atuação

 

O Gerente de Comércio Exterior pode atuar junto às grandes indústrias e firmas exportadoras e importadoras. Também há oportunidade para o profissional nas áreas de logística, marketing e análise de negócios em empresas de diversos setores como alimentício, automotivo, frigorífico e de vestuário. Outro campo em expansão é o de assessoria e consultoria a empresas de pequeno e médio porte.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Gerente de Comércio Exterior.