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Gerente de atendimento

O GERENTE DE ATENDIMENTO planeja e orienta atividades de equipes de atendimento ao cliente para suprir necessidades de clientes e dar suporte às operações da empresa. Desenvolve procedimentos, estabelece normas e administra atividades para garantir o lançamento, acompanhamento e entrega de produtos aos clientes. Responsável pela resposta eficaz a solicitações, problemas e necessidades especiais de clientes. Atua em conjunto com as áreas de Marketing e Vendas, Logística e Transportes.

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Gerente de atendimento

O profissional Gerente de Atendimento tem por função planejar e orientar atividades de equipes de atendimento ao cliente, suprindo as necessidades deles e dando suporte às atividades operacionais das empresas. Também é seu papel propor e negociar planos de ação, com o intuito de impulsionar resultados e a melhoria do atendimento.

 

Esse profissional tem por função estabelecer normas de qualidade e atuação de atendimento ao cliente e administrar campanhas promocionais.  É de sua responsabilidade desenvolver processos rápidos, capazes de identificar os problemas e necessidades do cliente e tentar satisfazê-lo.

 

Graduação necessária

 

É indicado que o Gerente de Atendimento tenha formação em Administração de Empresa, Marketing ou áreas afins. O curso de Administração tem duração de cinco anos e as disciplinas variam de acordo com a faculdade, mas, em geral, as mais comuns são Teoria da Administração, Economia, Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas e Administração Mercadológica. O objetivo é formar profissionais éticos, empreendedores e com bom relacionamento interpessoal.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Gerente de Atendimento.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para a profissão de Gerente de Atendimento.

 

Aptidões desejáveis

 

É desejável que o profissional dessa área seja objetivo, dinâmico, tenha capacidade de persuasão, conhecimento do produto, capacidade para solução de problemas, criatividade, senso de urgência, seja atento aos detalhes, tenha atributos de comunicação e capacidade de gerenciar pessoas, porque irá lidar com personalidades distintas, tendo que muitas vezes gerenciar conflitos.

 

Campos de atuação

 

O campo de atuação desse profissional é bem diversificado e amplo. Ele pode trabalhar em empresas de diversos segmentos, principalmente naquelas que lidam com um público grande, do setor público ou privado, como redes de supermercado e hospitais que sintam a necessidade de uma pessoa para se relacionar e promover ações para os seus clientes.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Gerente de Atendimento.