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Gerente comercial

O GERENTE COMERCIAL sabe lidar com pessoas e clientes e saber gerir uma equipe de profissionais com ideais e objetivos diferentes é um dos papéis desempenhados pelo gerente comercial. Tenha ele vindo de dentro da universidade ou apresentado evolução dentro da empresa, é necessário que o gerente comercial saiba lidar com negociação com o objetivo economia para a empresa e alinhar a produção com o intuito de sempre aumentar a venda.

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Gerente de vendas (1 vaga)

Publicado em 10/10/2014
Experiência em gestão de equipe. Gestão de equipe de vendedores. Administração do setor de novos (0 km). Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
SIMOTIVA ASSESSORIA E TREINAMENTO EMPRESARIAL
Cidade:
  • CURITIBA/PR (1)
 

Gerente comercial

Sinônimos:

  • Gerente de contas corporativas
  • Gerente de varejo
  • Gerente de vendas
  • Gerente de captação
  • Gerente de contas
  • Gerente de negócios
  • Gerente geral de vendas
  • Gerente nacional de vendas
  • Gerente regional de vendas
  • Gerente executivo de contas
  • Account manager
  • Gerente de desenvolvimento de negócios
  • Gerente de novos negócios

Afinidade com clientes, funcionários e, até mesmo com ações da concorrência é o desafio do Gerente de Vendas

Saber lidar com pessoas e clientes e saber gerir uma equipe de profissionais com ideais e objetivos diferentes é um dos papéis desempenhados pelo gerente de vendas. Tenha ele vindo de dentro da universidade ou apresentado evolução dentro da empresa, é necessário que o gerente de vendas saiba lidar com negociação com o objetivo economia para a empresa e alinhar a produção com o intuito de sempre aumentar a venda.  O gerente de vendas que fica sentado na cadeira esperando as informações e diligenciando ordens perdeu bastante espaço nesse mercado. Empresas que apresentam evolução e desenvolvimento financeiro a partir das vendas normalmente possuem um gerente pró-ativo que lidera a equipe orientando os profissionais no acompanhamento do desenvolvimento dos produtos. Essa realidade faz com que o profissional que tenha exercido as funções de vendedor ou supervisor de vendas, com histórico operacional seja bem visto pelas empresas onde trabalha como gerente comercial de qualidade. Além de trabalhar junto com a equipe, esse profissional tem afinidade com a empresa e produtos que são oferecidos e, principalmente, informações sobre atividades e produtos da concorrência credenciando o profissional ao cargo de gerência. Em um mercado altamente competitivo em que esses profissionais se apresentam ainda mais importantes para manter ou aumentar a participação da empresa no mercado, essas características são imprescindíveis para quem almeja a gerência comercial.

Graduação

Cada vez mais exigente e globalizado, o mercado pede profissionais cada vez mais experientes e qualificados. Normalmente, quando um funcionário que já faz parte do quadro da empresa é promovido para a posição, conta-se com a sua experiência. Caso o funcionário a ocupar a vaga seja externo, as empresas exigem, além de experiência na função, formação preferencial em Administração, além de Economia, Contabilidade e Marketing. Curso preferencial para o gerentes de vendas, o curso de administração dura em média 4 anos para alunos do período matutino e 5 para alunos que preferem estudar no período da noite.

 

Regulamentação

Os gerentes de vendas que atuam a partir de uma graduação, normalmente passam pelas escolas de administração regulamentada pela Lei nº 4.769/65 e aprovada pelo Decreto nº 61.934/67 que exige habilitação legal do profissional e registro no Conselho Regional de Administração (CRA) do Estado em que atua.

 

Áreas de atuação

A principal área do gerente de vendas é a Comercial, que trabalha com vendas, compras, estoque, logística, entre outros. Dentre as principais atividades dos gerentes de vendas ou comerciais estão a coordenação do treinamento e a constante atualização de vendedores, incentivando sua participação em seminários, palestras e eventos, apresentar soluções para questões trazidas por clientes, identificando necessidades e oferecendo produtos mais apropriados, antecipar demandas para sobrepor-se à concorrência, elaborar projetos para o aumento das vendas, visitar locais de venda e clientes, entre outras ações, sempre focados na inserção das empresas que vendam algum tipo de produto ou serviço. O profissional pode adquirir tempo e experiência em determinado produto específico e acaba se especializando na sua comercialização. No entanto, é sempre recomendado que seja feito um treinamento específico para que se faça prospecção de vendas do produto em questão. No cargo de gerência, o profissional vai avaliar e definir o formato ideal para cumprir os objetivos das vendas, reavaliando e gerenciando a manutenção dessas estruturas. O gerente de vendas é responsável pela motivação da equipe, considerando inclusive a questão de remuneração e os resultados apresentados pela equipe. Ainda dentro dos resultados, cabe ao gerente avaliar o desempenho da equipe criando métodos de avaliação com indicadores de desempenho claros e objetivos para monitorar sua equipe de vendas.

Especializações

Algumas empresas exigem que os gerente de vendas tenham pós-graduação e, até mesmo, MBA em diversas áreas. Dentre as áreas possíveis para especializações, estão Gestão de Negócios e de Logística, Recursos Humanos, Gestão Comercial, de Propaganda e Marketing e outros ligados a área administrativa.