Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Gerente administrativo

O gerente administrativo é o responsável por toda manutenção da engrenagem que garante o andamento correto das funções de apoio administrativo. É o gerente quem comanda a organização do pessoal, autoriza a compra e distribuição do material, coordena serviços de secretaria, manutenção e limpeza, orienta os office-boys, além de fiscalizar os serviços de contabilidade e financeiro.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Gerente administrativo

Sinônimos:

  • Subgerente administrativo

O gerente administrativo coordena e se responsabiliza pelo entrosamento da equipe que está sob seu comando. Para tanto, o profissional que almeja um cargo de chefia administrativa, em geral, deve ter um bom tempo de experiência acumulada, sobretudo, dentro da empresa.

 

Graduação

Para atuar como gerente administrativo, o profissional precisa ser graduado em Administração (quatro anos em média para cursos diurnos e cinco para a graduação noturna) possuindo o registro profissional concedido para portadores de diplomas devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para exercer a profissão de gerência administrativa, o profissional precisa estar ainda devidamente filiado aos conselhos, pois existem as fiscalizações do Conselho de Administração Federal e Estadual.

 

No entanto, especialistas consideram difícil comprovar o vínculo do profissional com a área. Além de ampla, existe a entrada de outros profissionais da área. Em alguns setores, o diploma ou conhecimento de ciências contábeis e de matemática financeira são importantes. Profissionais com curso superior na área de atuação da empresa - engenharia, química, medicina etc. ? também podem chegar à chefia administrativa.  O porte da empresa, a região e a área de atuação promovem variações em relação à qualificação requerida. No entanto, para exercer a função de gerente administrativo é indispensável o diploma de curso superior, preferencialmente na área de administração.

 

Regulamentação

Considerando o profissional da administração atuando na gerência, a profissão é criada e regulamentada pela Lei nº 4.769/65 e Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67 que exige habilitação legal do profissional e registro no Conselho Regional de Administração (CRA) do Estado em que atua. Do contrário, o profissional estará exercendo ilegalmente a profissão e, portanto, sujeito a penalidades, tais como multa e perda de cargo.

 

Áreas de atuação

O Gerente Administrativo deveria trabalhar em todo suporte administrativo e de recursos para que as grandes áreas possam trabalhar em sintonia. O gerente administrativo trabalha mais com liderança, motivação, para dar suporte a todas as outras áreas da instituição. Apesar de não oferecer especializações, a parte técnica tem que ser muito grande, bem como a experiência dentro da empresa, para boa relação com funcionários e clientes. Porém, o exercício de gerência de determinada empresa depende muito do tamanho e da complexidade de suas operações. Em uma grande instituição, o Gerente Administrativo trabalha muito na área de suporte a outros setores da administração e parte das áreas industriais. Funções voltadas à manutenção do patrimônio, áreas de refeitório, empresas terceirizadas que trabalham dentro de uma determinada empresa, área financeira e comercial possuem seus gerentes determinados. No entanto, em uma pequena ou média empresa, o gerente administrativo faz um pouco de tudo: ele gerencia o setor financeiro, departamento de pessoal, recursos humanos e departamento comercial. O porte das empresas vai determinar as tarefas de um gerente administrativo.