Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Garçom

O GARÇOM atende os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; monta e desmonta praças, carrinhos, mesas, balcões e bares; organiza, confere e controla materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho.

+ ver mais
3 anúncios encontrados VER: Detalhes | Lista
 

Garçom (30 vagas)

Publicado em 15/08/2016
Nós estamos buscando profissionais que tenham experiência em dois pontos: atendimento ao cliente, e restaurante. Estamos montando uma filial de restaurante (churrascaria) de comida fora do país. É importante que o candidato tenha fluência em inglês, para se comunicar e ter com relacionamento com a equipe de trabalho. Vamos oferecer treinamento, e aprimorar as habilidades dentro de um quadro onde podemos encaixar perfis profissionais. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
DAMASCO GASTRONOMIA
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (30)
 

Auxiliar de garçom (1 vaga)

Publicado em 06/08/2016
Realizará a organização do local, atendimento ao público, anotar pedidos, fazer pedidos na cozinha e bar, servir clientes, recolher materiais da mesa, entre outros. Irá trabalhar em Boa Vista em Porto Alegre, Rio Grande do Sul de terça a domingo das 10h às 14h e das 16h às 20h. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
GC RECURSOS HUMANOS
Cidade:
  • PORTO ALEGRE/RS (1)
 

Garçom (4 vagas)

Publicado em 04/08/2016
Irá atender os clientes e organizar o salão. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
MARAGATO RESTAURANTE LTDA. - ME
Cidade:
  • CAMPINAS/SP (4)
 

Garçom

Sinônimos:

  • Auxiliar de maitre
  • Atendente de mesa
  • Auxiliar de garçom
  • Ajudante de garçom
  • Maitre

Garçom é uma função que surgiu há séculos. Desde a época do Império Romano já existia a prática dedicada a servir pessoas e contribuir para o seu conforto e comodidade. Nos dias de hoje, compete ao garçom servir e atender as pessoas de acordo com os seus pedidos.

 

Graduação Necessária

 

Para exercer a profissão de garçom não há graduação e nem escolaridade mínima exigida por lei. Entretanto, alguns estabelecimentos preferem contratar pessoas com, pelo menos, o ensino fundamental concluído. Alguns locais fornecem cursos de formação em garçom, muitas vezes gratuitos. Ao escolher o curso, o aspirante a garçom deve levar em conta a credibilidade do local, a aplicação das atividades práticas, entre outros tópicos.

Embora não haja graduação para esta atividade, existem cursos de especialização para garçons. Estes cursos visam capacitar o pretendente à vaga de garçom dando aulas de etiqueta, de como servir, entre outras especificidades.

 

Regulamentação da carreira

 

Atualmente, não há uma lei que regulamente a profissão, mas já há uma discussão a respeito do assunto. O Projeto de Lei 1.048/91, elaborado em 1991, traz como objetivo o estabelecimento de leis e padrões para o exercício da profissão, mas até 2010 estava arquivado na câmara dos deputados.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações necessárias para Garçom.

 

Aptidões desejáveis

 

Para ser garçom é importante desenvolver habilidades que auxiliem no seu serviço. É fundamental ter uma boa coordenação motora, para levar e servir os pedidos dos clientes; ter agilidade e cautela, assim como capacidade de organização e observação.

 

Campos de Atuação

 

Os garçons podem atuar em restaurantes, bares e cafés, sendo estes autônomos ou vinculados a algum hotel, pousada etc.. Nestes locais, o garçom é responsável por atender o cliente, anotando os seus pedidos e servindo-o conforme o desejado.

A presença de garçons também é fundamental em eventos, onde eles transitam constantemente sobre os espaços, servem os convidados e recolhem as taças, talheres e outros objetos dispensados pelos convidados.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para quem deseja ser garçom.