Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Funileiro

O FUNILEIRO confecciona e repara calhas, condutores, baldes, funis, recipientes térmicos, vasilhames e utensílios diversos, riscando, moldando a frio, cortando, rebitando ou furando metais, para possibilitar a utilização desses produtos nas atividades domésticas, construção de edifícios e complementação de diversos equipamentos industriais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Funileiro

Sinônimos:

  • Funileiro industrial

O Funileiro é o profissional do ramo da metalúrgica que trabalha com a confecção de peças em lata ou folha-de-flandres. Este profissional é capacitado para confeccionar e reparar chapas metálicas, riscando, moldando a frio, cortando e desempenando. É também responsável por chanfrar, esmerilhar, reparar, esquadrejar, nivelar e fixar, para possibilitar a utilização dessas peças. A partir de um planejamento, contendo desenhos e especificações prévias, o Funileiro risca as chapas e confecciona as peças. A forma do material é dada através de aplicações de golpes com martelos ou outras ferramentas e processos. O Funileiro também elimina as imperfeições dessas chaparias, a partir de processos como soldagem, perfuração, rebitagem, entre outros. A depender das especificidades do serviço, o Funileiro também instala as peças em locais devidamente planejados, executando o acabamento necessário em cada caso.

 

Graduação Necessária

 

Para seguir a carreira de Funileiro é necessário possuir Ensino Fundamental completo e um curso de qualificação profissional na área, com duração média de 200 horas, no qual são disponibilizadas disciplinas como Fundamentos da Funilaria, Processos de Soldagem e Substituição de Peças.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Funileiro.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a carreira de Funileiro.

 

Aptidões Desejáveis

 

Dentre as características desejadas em um Funileiro, além da disposição em trabalhar em áreas de risco, se destacam como principais: ser resistente fisicamente, demonstrar habilidade manual, seguir planejamentos à risca, ser organizado, possuir concentração, ter uma boa percepção visual, se atentar a detalhes e saber trabalhar em equipe.

 

Campos de Atuação

 

Os profissionais dessa área podem desempenhar suas atividades em indústrias metalomecânicas, de fabricação de veículos e outros equipamentos de transporte e qualquer outro setor da área industrial que trabalhe com chaparias metálicas. Além disso, podem desenvolver-se como empreendedores, prestando serviços de confecção e reparação como autônomos e em estabelecimento próprio.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Funileiro.