Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Fundidor de metais

O FUNDIDOR DE METAIS vaza, em moldes, metais fundidos provenientes dos fornos metalúrgicos, orientando-se pelas técnicas de execução da operação, para produzir peças fundidas de metal.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Fundidor de metais

Sinônimos:

  • Fundidor

O fundidor de metais é o profissional responsável pelo manuseio de equipamentos envolvidos na fundição de metais. Sua função é manusear o metal líquido derretido nos fornos metalúrgicos, despejá-lo em moldes para a produção de peças e dar-lhes o acabamento em seguida. No entanto, todas as peças e etapas envolvidas nesse processo ficam sob a responsabilidade do fundidor de metais, que prepara as panelas utilizadas para a coleta do metal do forno metalúrgico, aquecendo-as com antecedência, despeja o conteúdo das panelas em moldes, sendo necessário usar técnicas e equipamentos específicos, como guindastes e válvulas.

 

Graduação necessária

 

Para exercer o ofício de fundidor de metais o profissional precisa ter cursado o ensino fundamental, sendo que a maior parte das vagas disponíveis no mercado exige curso até a 6ª ou 7ª série.

 

Para exercer a profissão efetivamente, é necessário que o profissional tenha pelo menos dois anos de experiência na área, trabalhando anteriormente como assistente de fundidor ou tendo contato prévio com equipamentos e procedimentos através de algum outro ofício.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Fundidor de Metais.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para a profissão de Fundidor de Metais.

 

Aptidões desejáveis

 

No profissional fundidor de metais espera-se encontrar aptidões como capacidade para trabalhar em equipe, atenção máxima às atividades que deve realizar, princípios de qualidade, noções de segurança, respeito a regras e normas, busca de aprimoramento profissional e capacidade de comunicar-se em situações adversas.

 

Campos de atuação

 

O fundidor de metais atua na área da metalurgia. Uma área constante e estável, que costuma absorver muita mão-de-obra com frequência e está presente em todas as regiões do Brasil.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Fundidor de Metais.