Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Fresador

O FRESADOR aparelha, regula e maneja uma fresadora universal, instalando fresa de dentes múltiplos e acionando os comandos de partida, de parada, de velocidade, de avanço da mesa e outros, para cortar superfícies planas, verticais, horizontais, ou em ângulo, rasgos de chaveta, roscas helicoidais, engrenagens e cremalheiras, cames e outras.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Fresador

Sinônimos:

  • Fresador CNC

Fresador é o operário responsável por operar a fresadora ? máquina de movimento contínuo destinada a usinagem de metais, materiais plásticos, madeira ou rocha. Com o uso de fresas de diversos tipos, o fresador pode obter diferentes cortes nos materiais. As fresas são muito usadas para usinar os dentes das engrenagens, abrir fendas em eixos ou copiar outras peças. As fresadoras podem ser verticais, horizontais, universais (que engloba as funções das duas outras) ou especiais (que são destinadas para trabalhos específicos). Também é função do fresador documentar suas atividades e manter os formulários, como os de produção e de ocorrência de manutenção das máquinas, sempre atualizados.

 

Graduação necessária

 

Para o exercício dessa profissão é necessário curso técnico em mecânica. O curso pode ser oferecido tanto em escolas técnicas como em instituições de formação profissional. No primeiro caso, o curso tem duração de três anos e ocorre de maneira concomitante ao ensino médio; no segundo caso, o curso pode ser apenas de fresagem e apresentar carga horária de pelo menos 120 horas ou de Mecânica Geral, que engloba outras atividades da usinagem e possui carga horária maior. Os cursos profissionalizantes normalmente pedem que o aluno tenha ensino fundamental completo.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de fresador.

 

Especializações Possíveis

 

A fresagem pode ser considerada uma especialização dentro da área da Mecânica. Esta especialização é possível através de curso profissionalizante ou de experiência adquirida na área.

 

Aptidões desejáveis

 

Espera-se de um fresador que o mesmo tenha coordenação motora, para operar a máquina com precisão, e procure manter-se sempre atualizado com as novas tecnologias. Também é imprescindível que o fresador atente para normas de segurança e qualidade. Não é necessário que o indivíduo saiba inglês, entretanto precisará saber lidar com termos técnicos nessa língua.

È importante que este profissional saiba trabalhar em equipe, seja cuidadoso,  criativo, saiba tomar decisões, resolver problemas com agilidade, além de conhecimento na área de informática.

 

Campos de atuação

 

O Fresador pode atuar em diversos ramos da indústria na fabricação de máquinas, equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, instrumentos de precisão e ópticos, reboques e carrocerias, móveis, cronômetros e relógios, entre outros.

 

Certificações

 

Não há certificação para o fresador.