Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Fotógrafo

O FOTÓGRAFO precisa dominar a técnica de fotografar e conhecer os recursos técnicos dos equipamentos para tirar proveito deles da melhor maneira possível. Pode trabalhar desde meios de comunicação até em estúdio para fotos documentais ou artísticas, ou gerenciar arquivo de fotos, ou ainda, fazer fotos de perícia técnica e restauração.Fotografa, em preto-e-branco ou colorido, paisagens, pessoas, objetos e outros temas, operando uma câmera fotográfica e acessórios.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Fotógrafo

O fotógrafo é o profissional que se expressa através do registro imagens, utilizando para isso uma câmera fotográfica. Independente do que seja o objeto ou a pessoa a ser registrado, o fotógrafo o faz de maneira única, tentando capturar a cena de forma a construir uma composição perfeita, podendo ser o máximo fiel à realidade ou não. Para criar fotografias com qualidade é necessário o domínio das técnicas, criatividade e bons equipamentos.

 

Graduação necessária

 

Algumas faculdades oferecem curso de graduação em Bacharelado em Fotografia, com duração média de 4 anos. Entretanto, para exercer a profissão, não é necessário ser graduado. Existem diversos cursos técnicos que profissionalizam pessoas que desejam trabalhar como fotógrafos, com uma duração média de 2 anos, oferecendo tanto conhecimentos teóricos quanto práticos.

 

Regulamentação da carreira

 

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou no dia 8 de dezembro de 2010 o Projeto de Lei 5187/09, que regulamenta a profissão de fotógrafo. O Projeto de Lei define a profissão, determina quem estará qualificado para exercê-la e discrimina as atividades que se enquadram nesse campo de atuação do fotógrafo profissional.

 

Especializações possíveis

 

O fotógrafo pode especializar-se em fotografia de moda, científica, publicitária, documental (fotojornalismo), paisagem e retrato.

 

Aptidões desejáveis

 

Para ser um bom profissional de fotografia é necessário possuir sensibilidade, criatividade, senso estético e crítico, além de ser observador, ágil e manter-se sempre atualizado.

 

Campos de atuação

 

O fotógrafo pode atuar em estúdio, produzindo e fotografando modelos; trabalhar com publicidade e campanhas publicitárias, no registro de eventos; na área pericial, documentando situações para investigações policiais; com fotojornalismo através da cobertura de reportagens jornalísticas; e com gerenciamento e curadoria, promovendo exposições em galerias e museus. O mercado de trabalho para esses profissionais está em expansão devido à grande valorização da comunicação visual, principalmente nas áreas de publicidade, produção editorial e internet.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para a profissão de Fotógrafo.