Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Filósofo

O FILÓSOFO investiga e questiona em profundidade e com rigor metodológico os fatos, o homem e sua essência. Lida com os conceitos de pensamento, consciência e a razão. O profisisonal procura organizar o conhecimento contribuindo para o desenvolvimento do homem e suas ciências.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Filósofo

O Filósofo é o profissional que trabalha tentando compreender a realidade do mundo e da condição humana atual. Em outras palavras, esse profissional atua na busca pelo conhecimento questionando e analisando criticamente atitudes e valores nas mais diversas realidades que abrange. O Filósofo é um observador atento da realidade, que tenta desvendar o mundo que o cerca.

 

Graduação Necessária

 

Para ser um Filósofo, não é necessária graduação, porém, para lecionar Filosofia e estudos acadêmicos, é necessário ser graduado em Filosofia (existem tanto Bacharelados, quanto cursos de Licenciatura). Dentre os componentes curriculares principais do curso encontram-se História da Filosofia - abrangendo desde a idade antiga até a contemporânea ? Estética, Ética, dentre outras.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Filósofo.

 

Especializações Possíveis

 

Não existem cursos para especialização na área, pois esta profissão consiste no exercício do pensamento de intuito filosófico, o que requer mito mais reflexão e vivência do que formação técnica. O profissional da área pode optar por seguir uma carreira mais abrangente ou então por seguir uma parte mais específica da Filosofia, como: História da Filosofia, Estética, Ética, Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Religião, dentre outras, focando e se especializando ao longo do tempo com a prática.

 

Aptidões Desejadas

 

O Filósofo deve ser um bom observador e analisador, deve estar sempre prezando pela imparcialidade, buscando fazer suas análises como se fosse um membro externo ao grupo estudado; deve ter facilidade para organizar suas ideias e boa capacidade de argumentação, por ser um profissional que lida diretamente com a apresentação e defesa de suas ideias e teorias; fazer um bom uso da língua e ter uma boa dicção, pois constantemente estará escrevendo e realizando a defesa de suas teses. Além disso, o Filósofo deve ser essencialmente curioso, tendo em si o espírito da investigação, da busca pelas respostas relacionadas ao comportamento da sociedade. Espera-se também que o profissional da área tenha conhecimento de outros idiomas além do Português, como Inglês, Francês ou Espanhol.

 

Campos de Atuação

 

O Filósofo pode atuar na crítica, escrevendo livros e artigos para jornais, revistas e sites, analisando a sociedade em seus aspectos éticos, políticos e educacionais; pode atuar lecionando Filosofia no Ensino Médio ou Superior (para o Superior, o profissional deve ser pós-graduado); por fim, existe a possibilidade de trabalhar na área de pesquisa acadêmica, desenvolvendo teses e artigos científicos sobre os mais diversos temas abarcados pela Filosofia, como Estética, Lógica, Política, Ética, Religião, dentre outros. Para este último campo, também é necessária a graduação.

 

Certificações

 

Não há certificações possíveis para a carreira de Filósofo.