Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Ferramenteiro

O FERRAMENTEIRO constroe e desenvolve ferramentas e dispositivos de usinagem, estampos de corte, dobra, repuxo e corte fino, moldes de sopro, de injeção e eletroerosão, modelos de moldes metálicos para fundição; faz controle dimensional de produtos e peças usinadas e planeja o processo de construção de produtos ou protótipos.

+ ver mais
1 anúncio encontrado VER: Detalhes | Lista
 

Ferramenteiro (1 vaga)

Publicado em 30/06/2015
Formação em CNC, Operação, Programação e Preparação. Irá assistir e preparar tornos CNC e centro de usinagem, desenvolver dispositivos, preparar, operar e programar máquinas operatrizes (fresa, torno mecânico, retifica, eletroerosão) operar manutenção em máquinas e dispositivos de ferramentaria. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Vip Martter
Cidade:
  • PORTO ALEGRE/RS (1)
 

Ferramenteiro

Sinônimos:

  • Ferramenteiro de moldes plásticos

O ferramenteiro é o profissional responsável pelo planejamento, produção e desenvolvimento de ferramentas para montagens, bem como de utensílios para usinagem. O ferramenteiro desenvolve ainda trabalhos de alta precisão relacionados ao campo industrial fazendo controle dimensional dos produtos e peças usinadas. Conserta e repara ferramentas para corte, dobra e modelagem; consulta tabelas e manuais; lê, interpreta e estuda desenhos técnicos, relacionados com as ferramentas que serão fabricadas, prezando sempre pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Além disso, monta e desmonta ferramentas e repara as matrizes e punções e ainda confecciona dispositivos de controle.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de ferramenteiro é necessário haver concluído o ensino médio, bem como efetuar o curso técnico com especialização em ferramentaria. O curso profissionalizante para os profissionais em ferramentas tem como algumas disciplinas curriculares: termodinâmica e máquinas térmicas, mecânica dos sólidos, motores, segurança e manejo, estoques de peças e reposição, aprendizagem industrial, prática profissional, metal mecânica e moldes.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Ferramenteiro.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para Ferramenteiro.

 

Aptidões desejáveis

 

Deseja-se que o Ferramenteiro possua habilidade manual, bem como boa coordenação motora para manusear equipamentos e boa visão espacial, visto que irá dimensionar objetos. Além disso, deve possuir acuidade do tato e da visão para produzir ferramentas de usinagem. Tecnicamente, é desejável que o profissional possua conhecimento em tecnologia mecânica, resistência dos materiais, cálculos matemáticos, projeto e metrologia e desenho mecânico.

 

Campos de atuação

 

O ferramenteiro pode atuar, na área automobilística, de máquinas, equipamentos e metalurgia. Podendo ainda desenvolver atividades relacionadas às indústrias de borracha, plásticos e minerais não metálicos. Dessa forma, o mercado de trabalho mostra-se bastante amplo para que o profissional possa atuar.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Ferramenteiro.