Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Farmacêutico

O farmacêutico no exercício de sua função é responsável por analisar e manipular substâncias de natureza química. Essa manipulação resulta na produção de alimentos, remédios, produtos de higiene pessoal e cosméticos, tendo seus encargos vinculados ao farmacêutico responsável.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Farmacêutico

Sinônimos:

  • Farmacêutico bioquímico
  • Farmacêutico hospitalar

Graduação Necessária

Para exercer a carreira, o profissional de farmácia deve ter feito um curso superior reconhecido, num período mínimo de cinco anos, com estágio vinculado ao diploma e estar ligado ao conselho de sua região.  A grade do curso inclui conhecimentos nas áreas de química, biologia, física e matemática. Além das matérias específicas como farmacotécnica, homeopatia, higiene social, farmacodinâmica e farmácia hospitalar.

 

Regulamentação da Carreira

A profissão é exercida de acordo com a lei 3.820, de 11 de novembro de 1960. A autarquia federal que fiscaliza a profissão é o CFF ? Conselho Federal de Farmácia.

 

Especializações Possíveis

Dentre as muitas especializações que as faculdades da área oferecem está a de Farmácia Hospitalar. Mas outras podem ser seguidas como, Farmácia Homeopática, Farmácia Clínica e Farmácia Oncológica.

 

Aptidões Desejáveis

O conhecimento nas áreas exatas, com ênfase em química, é muito importante para o profissional que atua nesse campo. Outro fator relevante a se observar em farmacêuticos é a habilidade com o método, o que auxilia na manipulação e controle dos elementos químicos. Esse perfil garante que a profissão seja exercida com excelência.

 

Mas, para ser um bom profissional no campo há outras aptidões que também são necessárias, como sentidos apurados, boa capacidade de observação e muita habilidade manual. Além de senso de responsabilidade, característica comum a qualquer atividade desempenhada.

 

Campos de Atuação

Pode-se trabalhar em diferentes setores, como o ramo Alimentício, Medicamentos e Cosmetologia, entre tantos outros. No setor Alimentício, há a possibilidade de realizar o controle da qualidade dos alimentos e desenvolver pesquisas para criação de novos ingredientes. Na área de Medicamentos, o profissional se envolverá em pesquisas de novos medicamentos e no controle dos já existentes. E na Cosmetologia, pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos serão as atividades realizadas pelo farmacêutico.

 

Com a implantação dos genéricos, houve uma exigência ainda maior para a presença de farmacêuticos em drogarias, orientando e esclarecendo na compra de medicamentos genéricos e suas indicações. A profissão promete crescer ainda mais com o advento da tecnologia e o crescimento da indústria cosmética, o mercado para os profissionais de farmácia tem se tornado muito favorável. Muitos farmacêuticos estão atuando na pesquisa e produção de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Paralela ao crescimento deste setor há a área da homeopatia que se desenvolve muito, devido a uma visão diferente da sociedade moderna que liga o bem-estar cada vez mais aos produtos naturais.

 

Certificações

Não há certificações necessárias para a profissão de Farmacêutico.