Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Estágio em Matemática

O profissional graduado em Matemática faz uso da lógica na formulação e teste de hipóteses, na elaboração e aplicação de cálculos matemáticos, no desenvolvimento de fórmulas e bancos de dados diversos, utilizados em diferentes áreas industriais e comerciais. Esse profissional também pode desenvolver estudos na área, transmitindo seus conhecimentos como educador.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Estágio em Matemática

Sinônimos:

  • Estágio em Estatística

Graduação necessária

 

O curso superior de Matemática tem duração média de quatro anos e apresenta duas vertentes: a Licenciatura, que envolve práticas de ensino e pedagogia, e a Matemática Pura e Aplicada, que envolve o estudo de técnicas matemáticas mais avançadas e suas aplicações em outras ciências. As principais matérias são Álgebra, Análise Numérica, Geometria, Física Geral, Lógica Matemática e Equações Diferenciadas.

 

O estágio supervisionado é obrigatório para a Licenciatura e envolve atividades de observação de salas de aula de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, o estudo e desenvolvimento de práticas didáticas e o planejamento de aulas. O estágio se inicia, geralmente, no 3° semestre da graduação.

 

Regulamentação da carreira

 

O curso de graduação em Matemática é regulamentado pelo Decreto-Lei n°. 1.190, de quatro de abril de 1939. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso foram regulamentadas pelo Parecer CNE/CES n°. 1.302, de seis de novembro de 2001.

 

A Lei do Estágio, n°. 11.788, de 25 de setembro de 2008, regulamenta o estágio para todos os cursos de graduação no país, onde é levantada a importância do estágio para o aprendizado da prática e desenvolvimento profissional do estudante.

 

Especializações possíveis

 

A atuação na área da Matemática permite especializações em Análise Numérica, traduzindo modelos matemáticos para códigos de informática, principalmente, e em Modelagem, construindo modelos matemáticos que simulem situações, prevenindo problemas.

 

Aptidões desejáveis

 

O graduando que visa um estágio em Matemática deve ter, além da afinidade com números e cálculos e gosto pelas ciências exatas, facilidade de raciocínio lógico, conhecimentos de informática e facilidade com Geometria. O estagiário deve exercitar constantemente seu poder de concentração e organização.

 

Campos de atuação

 

O estagiário em Matemática atua principalmente em colégios públicos e particulares de Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas, mas também pode atuar em empresas de consultoria, bancos e demais instituições financeiras, indústrias, centros de pesquisa, empresas de computação e desenvolvimento de softwares.

 

Certificações

 

Não há certificações para o estagiário em Matemática.