Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Enólogo

O ENÓLOGO responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado, como o vinho, espumante, suco, brandy ou graspa. A degustação de vinhos no processo de elaboração e no produto final, são fundamentais para a função, pois é nestas etapas, que são avaliados as características fisico-químicas que o vinho possui, ou poderá possuir.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Enólogo

A Enologia é uma Ciência Agrária relacionada às Ciências Exatas e da Terra, que envolve desde o plantio, a colheita e o envelhecimento, até o engarrafamento e venda de vinhos. Sendo assim, cabe ao Enólogo analisar as características químicas e botânicas da uva, supervisionar as etapas de cultivo da videira, controlar a qualidade do produto final, analisar o melhor momento para colocar o vinho no mercado, entre outras atribuições. A profissão é bastante antiga, mas era pouco valorizada no Brasil pelo fato do país não ter uma história secular no mercado e na produção de vinho como, por exemplo, existe em Portugal ou na Itália; entretanto o profissional brasileiro dessa área vem tomando mais visibilidade no mercado durante as ultimas décadas, principalmente pela criação da ABE (Associação Brasileira de Enólogos) em 1976, dando à profissão mais destaque.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de Enólogo é necessário ter diploma superior em Enologia ou graduação de tecnólogo em Enologia. As principais faculdades dessa área estão localizadas na França e Itália, porém o Brasil possui faculdades que oferecem o curso, como a Universidade Federal do Pampa, e a graduação de tecnólogo e técnico em Enologia como a Federação de Educação, Ciência e Tecnologia, e a Universidade Federal de Pelotas. Durante três a quatro anos, que é a média mínima para se formar no curso, o universitário terá em sua grade curricular matérias que envolvem desde o plantio e qualidade da parreira como geologia, microbiologia, análise química, climatologia, entomologia até disciplinas voltadas para o processo de armazenamento, envelhecimento e venda como a vinificação, estabilização, marketing de vinhos.

 

Regulamentação da carreira

 

A profissão de Enólogo foi regulamentada em 29 de maio de 2007, junto com a de técnico em enologia pela Lei n° 11.476, na qual permite que o exercício das atividades ligadas à Viticultura e à Enologia possam ser praticadas apenas por quem possui diploma. O profissional formado fora do país deve ter seu diploma revalidado de acordo com a legislação brasileira.

 

Especializações possíveis

 

Para o Enólogo, a maioria das especializações são focadas no aprofundamento de um dos vários tipos de vinho, como especialização em Espumantes, Vinho Tinto, Vinho Rose, Vinho Branco, Champanhe etc., no entanto, também existem especializações quanto ao plantio, a composição química, como a de Agricultura Orgânica, voltando seu uso para o plantio sustentável em vinhedos.

 

Aptidões desejáveis

 

Para um Enólogo, algumas aptidões são essenciais, como saber trabalhar em equipe, paciência, sentidos apurados, percepção, concentração, estar sempre atualizado, gostar de viajar.

 

Campos de atuação

 

Dentro da Enologia existem várias áreas de atuação, que alternam desde a parte da orientação do plantio para o vinicultor, até a venda do vinho em si. Pode-se trabalhar em vinícolas, na produção do vinho, nas pesquisas de melhoramento genético do vinho, e em indústrias na parte de vistoria do vinho, ou até mesmo na área de marketing de vendas em Adegas.

 

Certificações

 

Visando a melhor inserção desse profissional no mercado de trabalho, existem inúmeros cursos de aprimoramento e aprofundamento de algumas questões sobre a Enologia, como: o de Fruticultura e Enologia de Alimentos oferecido pela Universidade do Rio Grande do Sul; o de Degustação da Embrapa; Curso Intensivo de Conservação, Estabilização e Engarrafamento de Vinhos, entre outros.