Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Eletrotécnico

O eletrotécnico atua em atividades de instalação e manutenção de equipamentos responsáveis pela geração e distribuição de energia elétrica. Esse profissional conhece todos os processos de geração, transmissão, distribuição e utilização de um sistema elétrico. Pode trabalhar com a elaboração de projetos ou em operações de distribuição da energia elétrica.

+ ver mais
1 anúncio encontrado VER: Detalhes | Lista
 

Técnico eletrotécnico (1 vaga)

Publicado em 30/07/2015
Experiência na função. Atuará com vistoria, manutenção e elaboração de relatórios e laudos técnicos em cabine primária, spda, termografia e medição de parâmetros elétricos. Disponibilidade para viagens. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
JOULE
Cidade:
  • SAO BERNARDO DO CAMPO/SP (1)
 

Eletrotécnico

Sinônimos:

  • Técnico eletricista
  • Técnico elétrico
  • Técnico em eletrotécnica
  • Técnico eletrotécnico
  • Técnico em elétrica

O surgimento da profissão de eletrotécnico está atrelado ao desenvolvimento dos estudos na área da elétrica, e os avanços do campo se deram com o surgimento das telecomunicações e da tecnologia da informação.

 

Graduação necessária

Trabalhar nessa área requer que o profissional tenha se graduado em nível superior, no curso de Engenharia Elétrica Eletrotécnica, com duração entre quatro e cinco anos. O currículo básico do curso compreende matérias básicas como Probabilidade e estatística, Física e Matemática, que complementam as disciplinas específicas de Conservação de energia eletrônica, Planejamento e operação de sistemas de energia elétrica, Medidas elétricas e instalações de alta tensão.

 

Regulamentação da Carreira

Por ser uma engenharia, esta profissão está regulamentada através da lei nº 5.194 de 24 de dezembro de 1966, que regula e fiscaliza as profissões de Engenheiro e Arquiteto e cria os conselhos federal e regionais, que representam as ocupações.

 

Especializações Possíveis

A especialização em Engenharia Elétrica-Eletrotécnica visa formar um profissional para atuar com competência nas áreas de sistemas elétricos de potência e automação. A carga horária do curso é em média de 420 horas e possui disciplinas como geração hidráulica e planejamento energético, instalações elétricas industriais e geração térmica e fontes alternativas de energia elétrica.

 

Aptidões desejáveis

O eletrotécnico deve ser proativo a fim de resolver situações que a profissão exige de forma eficiente, evitando danos em sistemas elétricos. Saber manusear os materiais elétricos e se interessar em aprimoramento com conhecimentos técnicos são características importantes nesses profissionais.

 

Campos de atuação

É uma área crescente, devido ao investimento das empresas de produtos elétricos na contratação de eletrotécnicos, para o ramo de manutenção e projetos de sistemas elétricos.

 

O mercado em desenvolvimento para esses profissionais dá-se também devido à preocupação de setores como indústria e governo em trabalhar com pesquisas para fontes alternativas de energia, pois as reservas elétricas diminuem gradativamente seu potencial, por conta do crescimento das indústrias que demandam alto gasto de energia elétrica.

 

Dentre as empresas nas quais o eletrotécnico pode ocupar cargos, têm-se: empresas de telecomunicações, empresas de geração e distribuição de energia elétrica, empresas de água e saneamento e empresas de instalação, manutenção e representação comercial de equipamentos elétricos.

 

Certificações

Não há certificações necessárias ao Eletrotécnico.