Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Diretor financeiro

O DIRETOR FINANCEIRO dirige o fluxo financeiro da empresa; implementa o orçamento empresarial e administra recursos humanos. Controla patrimônio, suprimentos e logística e supervisionam serviços complementares. Coordena serviços de contabilidade e controladoria e elabora planejamento da empresa.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Diretor financeiro

Sinônimos:

  • Diretor de crédito
  • Diretor de produtos bancários
  • Diretor de mercado de capitais
  • Diretor de leasing
  • Diretor de compliance
  • Diretor de finanças
  • Diretor administrativo financeiro
  • Diretor de planejamento financeiro
  • Diretor de recuperação de crédito
  • Superintendente financeiro
  • Superintendente de finanças

O Diretor Financeiro é o responsável por cuidar das finanças da organização ou empresa da qual ele faz parte. É comum ficar a cargo desse profissional as áreas de tesouraria e controladoria, mas seu papel e suas responsabilidades aumentam de acordo com o tamanho da empresa. Na tesouraria ele cumpre funções ligadas ao fluxo de recursos, como o planejamento financeiro, gerenciamento de crédito e decisões relacionadas ao gasto de capital. Na controladoria, também conhecida como contabilidade, suas atividades mais frequentes são as de controle contábil do patrimônio.

Dentro de uma empresa, o Diretor Financeiro pode ocupar diferentes posições, cumprindo papéis bem distintos, como o de analista financeiro, preparando planos financeiros visando atingir as metas da organização; gerente de caixa, controlando a entrada e saída de recursos; gerente de projetos de financiamentos, trabalhando principalmente em empresas de grande porte e garantindo financiamentos para investimentos; além de analista de crédito, controlando políticas de crédito.

 

Graduação Necessária

 

Não há um curso específico de graduação para esse profissional, mas para quem deseja seguir essa carreira é recomendável cursar o ensino superior na área de administração ou economia. Ambas as graduações possuem duração de quatro anos e trabalham com a gestão financeira. O curso de economia já trabalha diretamente com o campo financeiro e o de administração possui matérias específicas sobre finanças.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a profissão de Diretor Financeiro.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especialização para a profissão de Diretor Financeiro.

 

Aptidões desejáveis

 

Um diretor financeiro deve ser calmo em momentos importantes para a organização em que trabalha, pois sua frieza pode contribuir para a tomada de decisões mais coerentes. É importante também possuir conhecimentos sobre matemática, como suporte em atividades financeiras, e sobre planejamento, algo fundamental na gerência de uma empresa.

 

Campos de atuação

 

A área de finanças tem uma grande demanda em todo mercado, pois é imprescindível para qualquer empresa fazer esse tipo de controle. O principal campo de absorção desse profissional é o de finanças corporativas, prestando serviço a empresas de mercado. Também podem atuar em instituições de cunho especificamente financeiro, analisando negócios no mercado, a exemplo de investimentos, aplicações e empréstimos. Além disso, o Diretor de Finanças pode trabalhar com finanças internacionais, possibilitando transações no exterior. Nesse campo, no entanto, o profissional necessita ter alto conhecimento do ramo.

 

Certificações

 

Não há certificação para a profissão de Diretor Financeiro.