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Diretor comercial

O DIRETOR COMERCIAL atua na definição de comercialização de produtos insumos de uma empresa. Planeja, organiza e controla os programas e sua execução e avaliando resultados, para assegurar condições de vendas que atendam aos objetivos e interesse da empresa, principalmente no tocante à adequação da produção e ao mercado consumidor.

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Diretor comercial

Sinônimos:

  • Superintendente comercial
  • Diretor de negócios
  • Diretor de novos negócios
  • Diretor de desenvolvimento de negócios
  • Business director
  • Business development director
  • Diretor de vendas
  • Diretor geral de vendas
  • Vice-presidente comercial
  • Vice-presidente de vendas

O Diretor Comercial é o profissional responsável por gerir todas as atividades comerciais e de vendas da empresa. Atua no planejamento estratégico da empresa, no contato com os clientes, utilizando-se de técnicas como marketing de relacionamento e CRM (Customer Relationship Management), acompanhando a qualidade da venda e o nível de satisfação dos clientes, nas etapas de pré e pós-venda, bem como na execução do serviço.

 

Graduação Necessária

 

Para atuar como Diretor Comercial o profissional deve possuir Ensino Superior completo em Administração ou Administração de Empresas. Esses cursos têm duração média de quatro anos e o profissional adquire a capacitação necessária para atuar na área, através de matérias como Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Gestão de Custos, Negociações e Vendas e Gestão da Qualidade.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Diretor Comercial.

 

Especializações Possíveis

 

É interessante para o Diretor Comercial buscar se especializar em áreas com as quais tem contato no dia-a-dia da sua profissão. Por isso, profissionais que possuem pós-graduação em Marketing de Relacionamento, Marketing, Gestão de Vendas e Gestão da Qualidade têm um diferencial perante o mercado de trabalho. Essas pós-graduações duram, em média, dois anos e aprofundam os conhecimentos do profissional na área específica.

 

Aptidões Desejadas

 

Para o profissional que atua como Diretor Comercial, ter um bom relacionamento interpessoal é fundamental, pois o mesmo lida diretamente com o cliente a todo tempo. Deve também ter uma boa oratória e postura, prezando sempre pela impressão que causará no contato com o cliente. Outras qualidades desejáveis são uma boa capacidade de gerir equipes, habilidades com softwares de bancos de dados e domínio de mais de um idioma estrangeiro, dando prioridade ao inglês e ao espanhol.

 

Campos de Atuação

 

O Diretor Comercial pode atuar em instituições dos mais diversos campos, como hospitais, seguradoras, bancos, indústrias e empresas de varejo, tanto de pequeno, como de grande ou médio porte. O profissional também pode atuar na função de Diretor Comercial em empresas próprias.

 

Certificações

 

O profissional que atua como Diretor Comercial pode obter uma certificação que comprove seus conhecimentos em CRM (Customer Relationship Management, que traduzido significa Gestão de Relacionamento com o Cliente) e Marketing de Relacionamento. Essas certificações podem ser nacionais ou internacionais e são obtidas através de testes de conhecimento.