Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Designer de interiores

O DESIGNER DE INTERIORES projeta e executa soluções para espaços internos residenciais, comerciais e industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Designer de interiores

O Designer de interiores é o profissional que tem como função transformar um determinado ambiente sugerido por seus clientes em um local funcional e agradável. Usando de técnicas cenográficas, visuais e arquitetônicas de composição e decoração de ambientes internos, este profissional cuida da harmonia destes, combinando móveis com objetos de decoração, escolhendo luminárias, cores e materiais.

Para realizar um trabalho, o Designer de interiores realiza o chamado Projeto de Interiores, onde o profissional segue etapas de ordem fixa e indispensáveis, para o melhor rendimento na atividade e organização.

 

Graduação necessária

 

É desejável que o Designer de interiores possua formação técnica, que muitas vezes trata-se do currículo universitário subtraído de matérias teóricas, que acrescentam normalmente três anos a mais na formação do profissional ou a formação universitária, em faculdade de Design de interiores, onde terá aulas de Paisagismo, História da Arte e do Design, Materiais de Acabamento, Perspectiva, Iluminação, Arte Moderna e Contemporânea, Cenografia, EcoDesign, Semiótica ou em Arquitetura, cursando Arquitetura de interiores, com duração de dois a quatro anos, em média.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Designer de interiores, no entanto, existe a Associação Brasileira de Designers de interiores (ABD), que congrega profissionais, empresários e entidades educacionais relacionadas ao Design de interiores e tem como missão colaborar com o desenvolvimento do mercado e fomentar a prática profissional dentro de princípios éticos elevados.

 

Especializações Possíveis

 

Designers de interiores podem se especializar em um dos seguintes segmentos: residencial, projetando interiores de casas e apartamentos, novos ou em reforma e a intervir em cômodos, como cozinhas, banheiros, quartos entre outros; e comercial, onde há diversas subdivisões, como o de entretenimento, saúde, escritórios, varejo e estabelecimentos comerciais.

 

Aptidões desejáveis

 

Um bom Designer de interiores, além de conhecer a História da Arte, Psicologia Ambiental e ser capaz de discernir e entender os estilos compatíveis com as personalidades das pessoas, precisa de sensibilidade aflorada, criatividade e bom senso de observação, para detectar problemas, ter conhecimento sobre cor, texturas e matérias, e portar um bom senso estético, que poderá variar de acordo com o estilo do Designer.

 

Campos de atuação

 

Designers de interiores trabalham em projetos, desenvolvendo ambientes, definindo o aproveitamento do espaço, criando móveis, utensílios e combinando cores e texturas, de forma individual, muitas vezes sem supervisão ou sobre pressão constante. O trabalho pode ser feito em equipes multidisciplinares, variando de acordo com a necessidade do cliente.

 

Certificações

 

Não há certificação para a profissão de Designer de interiores.