Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Desenhista copista

O DESENHISTA COPISTA analisa solicitações de desenhos; interpreta documentos de apoio, tais como plantas, projetos, catálogos, croquis e normas. Observa características técnicas de desenhos; esboçam desenhos; define formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos, conforme cronogramas. Desenha detalhes de projetos de desenhos.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Desenhista copista

Sinônimos:

  • Desenhista detalhista
  • Desenhista

O Desenhista Mecânico desenvolve projetos de máquinas, motores e peças mecânicas por meio de recursos gráficos e diagramas, incluindo dimensões. Esse profissional elabora métodos, relatórios e outras formas de documentação textual, de acordo com normas técnicas específicas, executa as suas funções prezando pela qualidade, segurança e preservação do meio ambiente. Geralmente trabalha sob a supervisão de um desenhista projetista ou de um engenheiro, que acompanham o processo de execução e montagem dos projetos. Também é função do Desenhista Mecânico especificar o material usado no desenvolvendo de protótipos, estimando o custo benefício de cada projeto.

 

Graduação Necessária

 

Para que o profissional possa atuar no mercado de trabalho como Desenhista Industrial é necessário que possua pelo menos Ensino Médio Incompleto. No entanto, as empresas geralmente demandam de profissionais mais qualificados, e exigem, portanto um curso de Desenho Mecânico. O curso tem duração média de 300 horas, onde são explanadas noções de Caligrafia Técnica, Indicações do Estado de Superfície em Desenhos Técnicos, Conceitos Fundamentais de materiais metálicos ferrosos, não ferrosos, sintéticos e naturais, Ferramentas para desenho, Comandos para dimensionamento, edição e interface, Desenvolvimento de partes, Montagens de conjuntos, Torneamento, Acabamento Superficial e Equipamentos de Medição.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Desenhista Mecânico.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Desenhista Mecânico.

 

Aptidões Desejáveis

 

O Desenhista Mecânico deve possuir conhecimento em leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, agir com senso crítico para desenvolver seus projetos gráficos, interessar-se por novos conhecimentos sobre mecânica, e ter facilidade para trabalhar com equipe na função de liderança. Deseja-se que esse profissional também seja organizado e criativo, manifeste expressões técnicas com clareza e autocontrole, assim como possua concentração para identificar condições de risco que possam comprometer a integridade física do grupo. Conhecimentos sobre a utilização de softwares da área de engenharia são desejáveis para o desenvolvimento de projetos.

 

Campos de Atuação

 

O Desenhista Mecânico atua predominantemente no setor industrial, e pode desenvolver as suas competências no setor metalúrgico e mecânico em empresas de pequeno e grande porte. O mercado de trabalho é delimitado, no entanto, há perspectiva de boa remuneração, mediante a qualificação e experiência do profissional.

 

Certificações

 

Não há certificações para a profissão de Desenhista Mecânico.