Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Degustador

O DEGUSTADOR experimenta substância ingerida em bocados ou goles, identificando os sabores e aromas característicos. O trabalho está compreendido em 4 etapas: análise visual, apreciação do aroma, apreciação do gosto e avaliação final.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Degustador

O Degustador é o profissional responsável por identificar qualidades e defeitos em produtos, e apesar de ser uma profissão normalmente prazerosa, requer muito estudo e dedicação para dar conta da degustação às vezes de cerca de 30 produtos por dia. Estes podem ser dos mais variados tipos: café, vinho, chocolate ou cerveja, por exemplo.

 

Graduação necessária

 

Não é obrigatório um curso superior para exercer a profissão de degustador, entretanto a formação em cursos específicos de degustação é necessária. A maioria desses cursos é oferecida pelas associações brasileiras de degustadores. Cada produto tem a sua associação específica e seus cursos específicos. Como por exemplo, a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), presente em vários estados do Brasil.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Degustador.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para Degustador.

 

Aptidões desejáveis

Para ser Degustador, o profissional deve ser sensível, ter os sentidos apurados, ser curioso, observador. Além disso, o degustador deve pesquisar, ler o máximo e ter aptidão para comunicar sensações com o próprio corpo. É importante que ele busque conhecer e adquirir prática em diferentes áreas.

Campos de atuação

 

Geralmente o profissional de degustação trabalha em fábricas, analisando a qualidade, consistência e fragrância do produto. Em casos específicos como vinho, o degustador pode atender diretamente ao cliente em lojas de vinho, utilizando de seu conhecimento e informações para convencer um cliente na compra de um bom vinho. No caso do café os degustadores também trabalham na Bolsa de Mercadorias e Futuros, onde analisam amostras dos grãos negociados. Além do café e do vinho, o degustador do chocolate e da cerveja também se dedica a aproximar mercados através do intercâmbio de conhecimentos sobre seus produtos, em confrarias e eventos que reúnem fornecedores de outros países de importadores e distribuidores.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Degustador.