Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Cuidador de idosos

O CUIDADOR DE IDOSOS cuida de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

+ ver mais
2 anúncios encontrados VER: Detalhes | Lista
 

Cuidador de idosos (20 vagas)

Publicado em 12/12/2014
Necessário curso de cuidador ou auxiliar de enfermagem. Realizará cuidados com idosos, higiene íntima, oral, medicações conforme prescrição e todo auxílio que o idoso venha necessitar. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
PRA CUIDAR
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (20)
 

Acompanhante de idosos (15 vagas)

Publicado em 17/10/2014
Experiência na área. Atuará com atividades pertinentes a função. Disponibilidade de horário. Irá trabalhar na região de Jundiaí e Várzea Paulista. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • JUNDIAI/SP (10)
  • VARZEA PAULISTA/SP (5)
 

Cuidador de idosos

Sinônimos:

  • Acompanhante de idosos

O cuidador de idosos é o profissional que preza pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene, educação, cultura e recreação do idoso, buscando a qualidade de vida do mesmo.

Esta profissão existe há um bom tempo e vem se desenvolvendo a cada dia. A ocupação só veio a ser considerada como tal recentemente.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de cuidador de idosos é necessário no mínimo ensino fundamental, além de curso de cuidador de idosos, que possui duração em torno de seis a dez dias, e são lecionadas técnicas como os problemas de saúde dos idosos, envelhecimento dos brasileiros, estatuto do idoso, a profissão de cuidador de idosos e seus direitos trabalhistas, rotina de trabalho com o idoso e técnicas de comunicação.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão não é regulamentada, porém este profissional é considerado pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), como trabalhador doméstico, sendo assim, alguns dos direitos desses trabalhadores podem ser levados em consideração na profissão pelo cuidador de idoso.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para o cuidador de idosos.

 

Aptidões desejáveis

 

Para exercer esta profissão são necessárias aptidões como paciência, iniciativa, criatividade,honestidade, preparo emocional, ter capacidade de percepção, saber ouvir, além de saber tomar decisões e saber os limites pessoais. É muito importante para o profissional desta área conhecimento sobre as alterações decorrentes do envelhecimento, e sobre as doenças típicas nesta fase da vida, além de entender e saber controlar os medicamentos muito utilizados pela maioria dos idosos.

 

Campos de atuação

 

Este profissional pode trabalhar de forma autônoma, vivendo o dia-a-dia com o idoso (para isso é necessário residir no local), ou em instituições e asilos.

É uma profissão que tende a ter aumentada a sua demanda ao longo prazo, devido ao envelhecimento da população brasileira. Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos no país será de 63 milhões em 2050, devido ao crescimento da expectativa de vida.

 

Certificações

 

Não há certificações para o profissional cuidador de idosos.