Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Cozinheiro

O cozinheiro é o profissional que prepara os pratos, sob o comando de um chef de cozinha. Além da manipulação e do preparo das refeições, o cozinheiro tem que saber cortar os alimentos e utilizar adequadamente os equipamentos básicos de uma cozinha. Manter a higiene pessoal durante o manuseio dos alimentos é tão essencial ao cozinheiro quanto saber técnicas adequadas para utilizar as sobras do que foi aproveitado.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Cozinheiro

Sinônimos:

  • Cozinheiro chefe
  • Oficial de cozinha
  • Cozinheiro líder
  • Cozinheiro industrial
  • Cozinheiro geral

Graduação necessária

Cursos de qualificação de cozinheiros, ou cursos de cozinha básica, são os recomendados para capacitar os profissionais que desejam trabalhar nas cozinhas, com o preparo de alimentos. Em geral, esses cursos possuem muitas aulas práticas, e preparam seus alunos para executar a produção de refeições, levando sempre em consideração os padrões de qualidade dos alimentos. Destinados tanto para quem já atua na área, quanto para os iniciantes, esses cursos de capacitação são ótimas opções que preparam para o mercado de trabalho, pois apresentam módulos de ensino completos e diversificados. Os cursos de cozinheiro abordam temas que englobam o preparo de pratos quentes e frios, o preparo de massas, a realização de cortes de carnes, aves, peixes, e outros temas, como higiene e manipulação de alimentos.

 

Os cursos superiores de gastronomia formam profissionais para atuarem nos cargos mais altos da cozinha, como o de chefe de cozinha. Por isso, essa graduação não é exigida para quem atua como cozinheiro.

 

Regulamentação da carreira

Em outubro de 2005, o deputado Alex Canziani, do PTB/PR, apresentou à Câmara dos Deputados uma proposta de regulamentação do exercício da profissão de cozinheiro. De acordo com essa regulamentação, somente poderão exercer a profissão de cozinheiro aqueles profissionais que possuam comprovantes de habilitação em cursos ministrados por instituições oficiais ou privadas, nacionais ou estrangeiras, ou aqueles que, a partir da data de promulgação da lei, estejam exercendo essa profissão há, no mínimo, três anos.

 

Especializações possíveis

Existem cursos livres de profissionalização em diversos ramos da gastronomia, nos quais os alunos podem se especializar em culinária japonesa, bolos e tortas, comidas de botequim, cozinha vegetariana, cozinha do mar, pizzas, panetones, entre muitos outros temas. Os cursos possibilitam aos profissionais competências específicas, que podem resultar em maiores possibilidades de atuação, ou melhores colocações em cozinhas especializadas.

 

Aptidões desejáveis

É desejável que os profissionais dessa área sejam cuidadosos e atentos à higiene em seu trabalho e gostem de cozinhar. Além de se dedicarem aos estudos, para conhecerem novas técnicas para preparar os pratos e se aperfeiçoarem.

 

Campos de atuação

A profissão de cozinheiro tem sido valorizada e disputada, em um mercado de trabalho aquecido, e cada vez mais exigente. O campo de atuação do cozinheiro é amplo, e ele pode atuar em diversos estabelecimentos, como os restaurantes gastronômicos e os de culinária especializada, ou os restaurantes de hotéis e hospedagens. Assim como podem trabalhar em cafés, Fast-Foods (lanchonetes de comida rápida), Self-Services (restaurantes a quilo), bares e bistrôs. As possibilidades para os cozinheiros se estendem também às cozinhas de hospitais, de escolas e de locais de trabalho, como indústrias. Além de empresas, as cozinhas de casas e residências também são área de atuação dos cozinheiros.

 

Certificações

Não há certificações específicas para quem deseja atuar como cozinheiro, algumas certificações são exigidas apenas para os mais altos níveis profissionais da atividade gastronômica.