Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Costureira

A COSTUREIRA projeta e modela confecções de roupas. Pode atuar em todas as etapas da confecção de roupas sob medida, desde o desenho do modelo até sua expedição. Atua em empresas de fabricação de roupas, podendo também optar pelo trabalho autônomo.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Costureira

Sinônimos:

  • Costureiro

Costureira é a profissional que costura, corta, ajusta e cria peças de vestuário, atuando em todas as etapas da confecção de roupas sob medida. Trata-se de uma profissão tradicional, sendo o ofício passado de geração em geração em família, na qual pode se trabalhar de maneira autônoma, para indústrias de confecções e para lojas.

 

Graduação necessária

Para seguir a carreira de costureira não é necessário ter uma graduação. Entretanto, existem cursos profissionalizantes que capacitam em modelagem, costura e corte. São oferecidos também cursos na área de costura industrial e para costureira piloteira.  Os pré-requisitos são: ser maior de 18 anos, possuir ensino fundamental incompleto, ter noções básicas de costura e manuseio das máquinas de costura e ter conhecimentos básicos de operações matemáticas, leitura e compreensão de textos. O curso dura em média de 200 a 400 horas aula.

 

 

Regulamentação da carreira

 

A profissão possui o código 7632-10 na classificação brasileira de ocupações (CBO), instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002.

 

 

Especializações possíveis

 

A costureira industrial tem opção de cursos de especialização dos mais diversos como: especialização em máquina reta, especialização em máquina overloque, especialização em máquina galoneira e especiais, piloteira, operadora de máquina de corte, entre outras.

 

Aptidões desejáveis

Para atuar nessa área é preciso ter habilidade e destreza com as mãos, ser detalhista e possuir senso de estética e moda, criatividade, além de possuir o conhecimento para manusear as máquinas de costura. A profissão exige muita concentração e paciência para sua perfeita realização, sendo a habilidade manual um pré-requisito básico para se trabalhar com costura de roupas.

 

Campos de atuação

 

Podem atuar em empresas de fabricação de roupa e similares, em casa (como autônomo) ou em ateliês, trabalhando em ambientes fechados, geralmente. O mercado de trabalho para profissionais de costura é exclusivo do setor privado. Existe uma demanda de mercado por costureiras qualificadas, esse se tornando então competitivo. Além disso, a profissão encontra dificuldades pela automação e expansão de produtos importados de baixo preço e boa qualidade. A quantidade de empregos oferecidos é grande, principalmente na área de confecção industrial.

 

 

Certificações

 

Não são necessárias certificações necessárias para a profissão de costureira.