Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Copeiro

O COPEIRO atende os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas; organiza, confere e controla materiais de trabalho, bebidas e alimentos. Distribui alimentos em residências, escritórios e outros locais, seguindo as instruções recebidas, para servir os comensais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Copeiro

Sinônimos:

  • Chefe de copa

O copeiro é o profissional responsável por ordenar as atividades relativas à copa (cozinha) de grandes hotéis, restaurantes ou escritórios. Seu trabalho consiste em ajudar que os serviços referentes a esse ambiente não se acumulem, mantendo assim, a sua organização. Nesse tipo de atividade, o trabalhador também é encarregado por montar e servir os pratos ou lanches preparados na copa.

 

Graduação necessária

Para trabalhar como copeiro não é necessária nenhuma graduação de nível superior. A maioria dos empregadores dá prioridade a profissionais que tenham nível médio completo ou incompleto; contudo, ainda há aqueles que exigem apenas que o indivíduo seja alfabetizado. A fim de se capacitar mais, os profissionais dessa área participam de cursos ou de oficinas que promovem a conscientização de certas práticas éticas e de higiene, demandas daqueles que trabalham com esse serviço. Esses cursos têm média de um mês de duração e muitos deles são oferecidos gratuitamente.

 

Regulamentação da Carreira

A profissão de copeiro não está regulamentada por uma legislação específica. Para os copeiros que exercem suas funções em residências, seus direitos estão pautados nas leis trabalhistas dos funcionários domésticos (Lei 5.859/72 e o Decreto 71.885/73). Para defender seus direitos, foi criada a Associação Brasileira dos Garçons, Cozinheiros, Copeiros autônomos, com sede em Goiás e São Paulo.

 

Especializações Possíveis

Não existe uma gama de especializações voltadas para a área de trabalho do copeiro. O trabalhador pode focar sua atuação na área hospitalar, no ramo de hotéis e escritórios ou em restaurantes e lanchonetes. Essas especializações são muito mais decorrentes da prática profissional do que de cursos.

Aptidões desejáveis

As aptidões necessárias a um copeiro são: a organização, a sociabilidade, o capricho, a agilidade e a destreza com equipamentos eletrônicos, como cafeteiras e microondas.

 

Campos de atuação

O copeiro pode atuar em diversos tipos de estabelecimento, uma vez que o serviço por ele prestado está associado a práticas alimentícias, demanda de hospitais, escritórios, hotéis, lanchonetes e até mesmo a residências.

Trabalhando no ambiente empresarial, os copeiros têm como principal incumbência servir café durante as reuniões ou em coffee breaks de palestras e eventos em geral.

Atualmente, a função de copeiro hospitalar vem ganhando espaço no mercado de trabalho. Suas atividades estão ligadas ao preparo da alimentação e montagem dessas refeições destinadas aos pacientes em clínicas e hospitais. É importante que esse profissional esteja sob orientação de nutricionistas e nutrólogos para dosar as porções da comida.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Copeiro.