Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Coordenador de projetos

O COORDENADOR DE PROJETOS é responsável pela definição e divulgação de prazos e datas para cumprimento de determinado projeto. Interpreta e questiona as soluções adotadas pelos profissionais, com o intuito de viabilizar a sua execução. Administra custo, prazo e confiabilidade dos projetos e tem contato constante com o cliente.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Coordenador de projetos

O Coordenador de projetos é o profissional responsável pela coordenação de uma área ou aquele que está liderando um projeto de médio a grande porte, dentro de uma instituição, seja ela governamental, social ou comercial. Esse profissional atua desde a construção até a execução do projeto.

 

A depender do contexto em que atue, pode ser papel do Coordenador de projetos elaborar políticas institucionais, planejar atividades, administrar e captar recursos para a elaboração e realização dos projetos e coordenar as equipes de trabalho.

 

Graduação necessária

 

O Coordenador de projetos, dependendo da sua área de atuação, deve ser graduado em Arquitetura, algum ramo da Engenharia, Comunicação, Produção Cultural, Marketing ou Publicidade e Propaganda. Todos esses cursos acadêmicos têm duração média de quatro anos.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há lei que regulamente a carreira de Coordenador de projetos.

 

Especializações possíveis

 

De modo geral, não existem especializações possíveis para o Coordenador de projetos, uma vez que a profissão já é uma especialização de outras áreas. Profissionais graduados em Arquitetura, Engenharia, Comunicação, entre outras áreas, realizam uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, tornando-se Coordenadores de projetos.

 

Aptidões desejáveis

 

O Coordenador de projetos deve ser um profissional bem articulado, ágil, eficiente, flexível, com grande capacidade de organização, que preze pela qualidade nos serviços e que tenha boas habilidades de relacionamento interpessoal, uma vez que uma de suas funções envolve o gerenciamento de pessoas. É também importante que se tenha um perfil de liderança.

 

Os conhecimentos técnicos desse profissional variam de acordo com a área em que ele atua, mas, de modo geral, são necessários leitura e interpretação de desenhos industriais e mecânicos, conhecimentos das ferramentas com que irá trabalhar, conhecimento sobre legislação de projetos e políticas de qualidade e noções de administração financeira.

 

Campos de atuação

 

No ramo da Engenharia e Arquitetura, esse profissional pode atuar em empresas construtoras e imobiliárias ou em órgãos governamentais, com projetos públicos. Já o Coordenador de projetos que atua nos mais diversos campos da Comunicação, pode trabalhar em agências de publicidade, entidades culturais (públicas ou privadas), em ONGs ou junto ao governo, desenvolvendo projetos sociais.

 

O Coordenador de projetos tecnológicos atua em diversas empresas e ramos industriais, principalmente naquelas desenvolvedoras de softwares e de projetos eletroeletrônicos.

 

Certificações

 

As certificações possíveis a esse profissional variam de acordo com sua área de atuação. No entanto, a certificação PMP (Project Management Professional) é fundamental a qualquer Coordenador de projetos, sendo a mais tradicional e reconhecida. Para obter a PMP são necessárias 4,5 mil horas de experiência e 36 meses em gerenciamento de projetos.