Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Coordenador de produção

O coordenador de produção é responsável pelos processos produtivos de uma empresa, coordenando o funcionamento de linhas de fabricação, realizando o controle da qualidade, desenvolvendo as habilidades das equipes para conseguir metas satisfatórias de produtividade, preparando planos de ação e acompanhando custos e aquisições de equipamentos. Ele deve conhecer todas as características de cada etapa de uma linha de produção, bem como os softwares que auxiliam nas atividades administrativas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Coordenador de produção

Sinônimos:

  • Encarregado de controle de produção
  • Supervisor de produção
  • Encarregado de produção
  • Coordenador de PCP
  • Encarregado de PCP
  • Supervisor de PCP
  • Líder de produção
  • Líder de PCP

Graduação necessária

O coordenador de produção deve possuir nível superior, mas algumas empresas exigem que sejam de cursos específicos como Administração, Gestão da produção e Engenheiro de produção. Mas, o curso mais voltado para atuar na área é o de Gestão de produção, um curso tecnológico com duração média de três anos. O curso possui matérias teóricas, como informática, cálculo e estatística, que dão suporte para as matérias mais específicas, por exemplo, controle da qualidade, administração industrial e planejamento e controle da produção.

 

Regulamentação da Carreira

A profissão de coordenador de produção não é regulamentada. Contudo, para os formados em Engenharia de produção, atuantes como coordenadores, há a resolução Nº 288, de sete de dezembro de 1983, que habilita a profissão de engenharia de produção, assim como possibilita ao CONFEA fiscalizações referentes ao exercício da profissão.

 

Especializações Possíveis

Poucas são as especializações voltadas para o profissional que trabalha como coordenador de produção. Porém, ele pode se aperfeiçoar fazendo a especialização Qualidade e Produtividade, que tem como objetivo apresentar metodologia que auxilie o profissional a otimizar processos de produção.

 

Aptidões desejáveis

Ao desempenhar funções na área, deve-se ter boa relação interpessoal, visão sistêmica e foco em resultados. Além de aptidões mais específicas, tais como noções de segurança do trabalho, posicionamento de líder e conhecimentos com práticas e programas de qualidade como o 5S.

 

Campos de atuação

O mercado desse profissional está muito voltado para o setor industrial. Muitas fábricas têm absorvido coordenadores de produção, devido ao aumento das empresas em parques industriais. Setores como o automobilístico e petroquímico podem ser bons campos de atuação. Estes profissionais também podem prestar serviços de consultoria para pequenas e médias empresas.

 

Certificações

Não há certificações necessárias ao Coordenador de Produção.