Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Controlador de tráfego

O CONTROLADOR DE TRÁFEGO controla o tráfego em áreas de sua competência, examinando, ajustando e aprovando os planos estabelecidos. Aciona o serviço de busca e resgaste, para garantir o cumprimento das normas e regulamentos vigentes.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Controlador de tráfego

O Controlador de Tráfego deve supervisionar, controlar e inspecionar o fluxo de transportes, para que passageiros e cargas sejam protegidos de possíveis problemas. Ele deve coordenar a ordem e a formação dos veículos, seja qual for sua especialidade, que pode ir desde transportes rodoviários aos transportes aéreos. Esse profissional deve também ter sempre em vista as normas que regem o trânsito desses veículos.

 

Graduação Necessária

 

Em geral, para o exercício dessa ocupação é recomendado possuir o segundo grau completo, pois grande parte do conhecimento nessa profissão vem da experiência, da rotina, e do próprio local de trabalho. No entanto, para se tornar Controlador de Tráfego Aéreo é necessário passar por um curso promovido pela Infraero e pela aeronáutica, cuja duração varia de duzentas a quatrocentas horas-aula. Pela Infraero, durante dez meses são aplicadas matérias simples como português e matemática, mas também exames psicotécnicos. Na aeronáutica, durante dois anos, são ensinados conhecimentos do campo técnico-especializado e do campo militar.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para Controlador de Tráfego.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para Controlador de Tráfego.

 

Aptidões desejáveis

 

Algumas das características desejáveis para exercer a função de Controlador de Tráfego são: frieza, para poder tomar decisões importantes de forma correta, além de estar sempre atento ao andamento do fluxo de veículos e ter controle sobre o desenvolvimento do que acontece ao seu redor, para que a percepção sobre possíveis falhas possa ser facilitada e o cumprimento de normas seja preciso.

 

Campos de atuação

 

Sendo um profissional de controle de tráfego é possível atuar em diversos campos, até pela diversidade de meios de transporte e a necessidade de coordená-los. É possível indicar a presença do controle de tráfego nas vias marítimas e fluviais. Em ferrovias, os controladores são necessários, por exemplo, no estabelecimento das prioridades de circulação dos trens; Durante os vôos, entre outras funções, ele é imprescindível na troca de informações com o piloto; Por fim, cabe aos controladores rodoviários supervisionar o transporte coletivo e de cargas.

 

Certificações

 

Não há certificações para o Controlador de Tráfego.