Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Consultor de beleza

O CONSULTOR DE BELEZA oferece assessoria na área de estética e saúde, podendo aplicar produtos nos clientes: cabelo e corpo. Pode administrar estabelecimentos comerciais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Consultor de beleza

O consultor de beleza é o profissional responsável por aconselhar o seu cliente e indicar-lhe os melhores tratamentos, técnicas e produtos para que ele possa estar satisfeito com a sua aparência. O consultor de beleza deve conciliar o desejo dos clientes com o que ele acredita que será mais apropriado para o resultado final. O profissional também tem o papel de aplicar as novidades e tendências de moda e beleza propostas pelos grandes estilistas, cabeleireiros e maquiadores no dia-a-dia, de acordo com a personalidade e as particularidades de cada um. O consultor também é responsável por enaltecer a autoestima e o bem estar do cliente, consolidar ou restaurar a imagem que tem de si mesmo.

 

Graduação necessária

 

Nesse segmento, a graduação ainda é algo bastante relativo, em virtude de ser uma profissão emergente. Até algum tempo, os consultores de beleza eram somente cabeleireiros ou maquiadores, que às vezes, não possuíam sequer o ensino médio. Entretanto, em virtude da constante profissionalização da área, percebe-se um aumento das exigências no que diz respeito à graduação. A depender do porte da empresa na qual o profissional irá atuar, ou do tipo de serviço prestado, recomenda-se ao consultor de beleza fazer um curso técnico de nível médio em estética e beleza, ou então uma graduação tecnológica de ensino superior em estética e cosmética (o nome do curso varia, dependendo da instituição).

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para o Consultor de beleza.

 

Especializações possíveis

 

Em virtude da diversidade existente na área de beleza, o profissional deve ser polivalente. Entretanto, existem cursos das mais diferentes especializações, para os profissionais que desejam se dedicar e se destacar em uma determinada área, dentre os quais: corte, tintura, penteados, automaquiagem, maquiagem para festas, maquiagem para o dia-a-dia, cosmética, tratamentos para a pele etc.. Essa especialização é importante para agregar experiência, visto que nesse segmento, os profissionais mais bem sucedidos são aqueles que já construíram uma carreira sólida ao longo do tempo. Esse tipo de curso geralmente é ministrado em institutos de beleza e casas de cabeleireiros.

 

Aptidões desejáveis

 

O consultor de beleza deve ser criativo, observador, sensível e paciente. Deve saber ouvir os desejos dos clientes, mas também precisa saber argumentar o seu ponto de vista. O profissional precisa se preocupar sempre com a sua própria aparência, visto que esse é o objeto do seu trabalho e o que irá chamar a atenção do cliente. Deve estar sempre atualizado e inserido nas tendências.

 

Campos de atuação

 

Os consultores de beleza podem prestar consultoria tanto no âmbito privado quanto de modo autônomo. Em empresas, os profissionais podem trabalhar em salões, institutos de beleza, agências de modelo, clínicas de estética ou, ainda, podem ser consultores a domicílio, contratados por empresas de cosméticos que preferem oferecer seus produtos de modo mais próximo ao cliente. O consultor de beleza pode trabalhar com cabelo, coloração, maquiagem e estética. Uma técnica que vem sendo bastante procurada nos últimos tempos é o visagismo, que consiste em construir uma imagem pessoal do cliente, de acordo com sua personalidade, favorecendo as qualidades e procurando disfarçar as imperfeições.

 

Certificações

 

Não há certificações para Consultor de beleza.