Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Consultor ambiental

O CONSULTOR AMBIENTAL diagnostica e avalia um projeto ou as atividades de uma empresa e as relaciona às regras e legislações para garantir que todas as atividades são conduzidas de modo que cause o mínimo possível de danos ao meio ambiente. Desenha um plano de ações para garantir que tudo se insere nas legislações ambientais e que as organizações não tenham que pagar multas ou infrações ambientais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Consultor ambiental

O Consultor Ambiental tem como função diagnosticar e avaliar as possibilidades de projetos e atividades de empresas em causar impactos ambientais e biológicos. Dessa forma, baseando-se nas regras e legislações ambientais, trabalham para que haja o mínimo de danos possíveis à fauna e à flora. O profissional realiza um plano de ação para garantir que todos os quesitos do serviço estejam inseridos nas legislações ambientais, evitando possibilidade de multas e ou infrações ambientais futuras.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de Consultor ambiental, necessita-se de formação em curso superior de tecnologia ou bacharelado em Gestão ambiental. Graduados em Biologia ou Engenharia Ambiental podem atuar na profissão através de uma pós-graduação em Consultoria Ambiental, com carga horária média de 360 horas.

No curso superior tecnológico de Meio Ambiente e Tecnologia da Saúde, o estudante adquire uma visão geral da área, normalmente focando mais em planejamento e gestão de meio ambiente ou em saneamento.

Já no bacharelado de Gestão ambiental, conhecido também por Ciências Geoambientais ou Gestão e Análise Ambiental, com duração média de quatro anos, o estudante mantém contato com todos os campos da gestão ambiental, como planejamento ambiental; exploração dos recursos naturais de forma sustentável; técnicas de análises de solo, água e ar; análise de riscos; geoprocessamento; auditorias e certificações; legislação ambiental e sistemas gerenciais aplicados à área.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Consultor Ambiental.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a profissão de Consultor ambiental, pois, a mesma já se trata de uma especialização para outras profissões.

 

Aptidões desejáveis

 

Um Consultor ambiental deve ser ético, honesto e responsável, afinal, o mesmo trabalha com empresas que podem vir a prejudicar o meio ambiente, caso a sua consultoria seja falha. O profissional de Consultoria ambiental, antes de qualquer empresa a que preste este serviço, trabalha primeiramente em prol do meio ambiente. Portanto, ter bom contato com a natureza e possuir conhecimentos gerais sobre o ambiente em que atua o seu serviço de consultoria é o indispensável para um bom profissional da área.

 

Campos de atuação

 

O Consultor ambiental costuma trabalhar para empresas petrolíferas ou que realizam atividades com possibilidades de causar danos ao meio ambiente, como fábricas, além de municípios e empresas de fins ambientais.

 

No caso das petrolíferas, o Consultor ambiental realiza estudos de impacto ambiental em todas as fases da exploração, produção e distribuição do petróleo e seus derivados, como o gás natural, além de tomar conhecimento das possíveis condições que estabelecerão os órgãos ambientais para que o projeto seja implementado e dos programas de compensação que serão exigidos.

 

Essa é uma das profissões mais promissoras para os próximos anos em todo o mundo, pois continuam crescendo as regulamentações e infrações para a preservação do meio ambiente e esta é uma tendência sem volta. Como muitas empresas ainda não sabem lidar com o assunto, necessita-se muito de profissionais de Consultoria ambiental.

 

Certificações

 

Não há certificação para a profissão de Consultor Ambiental.