Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Compositor musical

O COMPOSITOR MUSICAL compõe e arranja obras musicais, rege e dirige grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. Estuda, pesquisa e ensina música. Editora partituras, elabora textos e presta consultoria na área musical.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Compositor musical

O Compositor Musical é o profissional que cria e escreve músicas. Pode estudar, pesquisar, e ensinar música, bem como compor melodias e obras musicais e escrever partituras. É também responsável por reger grupos musicais, vocais ou instrumentais.

 

Graduação Necessária

 

O profissional da área deve ter Ensino Superior completo em Música, nas modalidades de licenciatura ou bacharelado. O curso tem duração média de três anos e as principais matérias são Acústica, Análise Musical, Laboratório de Composição, Laboratório de Regência, História da Música, Percepção Musical e Música de Câmara/Prática de Conjunto. Na Faculdade de Música, o profissional pode buscar uma formação mais abrangente ou algo mais específico, dentre os cursos disponíveis como Canto, Composição, Regência, Instrumento, dentre outros.

 

Regulamentação da Carreira

 

A profissão é regulamentada pela Lei N° 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que dispõe sobre a criação da Ordem dos Músicos e sobre a regulamentação das profissões de músico, compositor musical, regentes, professores de música, cantores, dentre outros profissionais ligados à área musical.

 

Especializações Possíveis

 

O Compositor Musical pode se especializar através de estudos ou de programas de pós-graduação em uma área específica de música, como Música Clássica ou Erudita, Música Popular, Folclórica, Lírica, dentre outras. Poderá também se especializar em uma área de instrumentos específica, como percussão, sopro, cordas, mecânicos, por exemplo. Outra possibilidade é se aprofundar nos estudos sobre Música, seguindo uma linha de pesquisa ou estudando História da Música.

 

Aptidões Desejadas

 

Quem quer seguir a carreira de compositor musical deve ter, claro, afinidade e gostar de música. Outra qualidade buscada é a aplicação, pois o profissional da área deve estar estudando sempre e buscando ficar por dentro das novidades, que surgem constantemente. Deve ser também um profissional sem preconceitos musicais, ou seja, aberto a todos os ritmos e estilos musicais e não somente àqueles com os quais trabalha.

 

Campos de Atuação

 

O Compositor musical pode atuar não somente na composição de melodias e letras e escrevendo partituras. Ele também pode trabalhar em instituições de Ensino Superior ou em cursos de música, lecionando música em geral ou um instrumento em específico, podendo também dar essas aulas por conta própria. Outra possibilidade é atuar como regente de uma orquestra, banda ou coral. Alguns compositores trabalham também como produtores musicais.

 

Certificações

 

Não há certificações possíveis para a carreira de Compositor Musical.