Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Colorista

O COLORISTA seleciona, pesa e mistura pigmentos, corantes e produtos auxiliares para preparar tinturas de acordo com especificações. Testa a qualidade de tinturas, aplicando em pedaços de couro, pele, papel e tecido, comparando com amostras de cores, seja visualmente ou utilizando equipamentos como colorímetro ou espectrofotômetro, ajustando e padronizando cores. Também elabora cartelas de amostras de cores.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Colorista

O Colorista compara, seleciona, mistura e desenvolve cores em materiais de base virgem ou reciclada: couro, papel, pele, ou tecido, efetuando correções se for preciso por meio da manipulação de materiais industriais, ajustes, padronização específica e análise laboratorial. Esse profissional prepara tinturas para estamparias através de máquinas, pesando nos pigmentos para a pintura de acordo com uma escala, garantindo que os produtos passem por análise em laboratório e estejam de acordo com os critérios de qualidade necessários.

É função do Colorista supervisionar o controle dos estoques de produção de pigmentos e aditivos, bem como realizar o inventário periódico do estoque desses materiais. Além disso, o Colorista está apto a elaborar cartelas para amostragem de cores e formular concentrados líquidos com corantes e também fazer pesquisas de mercado para identificar tendências de cores para artigos.

 

Graduação necessária

 

Para atuar como Colorista é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, bem como efetuar um curso básico de formação profissional, com carga horária total de até 200 horas. Porém algumas corporações, cada vez mais exigentes, optam por profissionais que possuam o nível médio completo, dessa forma, o indivíduo pode realizar um curso técnico para Colorista e se qualificar de modo satisfatório em assuntos como Tecnologias de análise química, Acabamento e Tintura.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Colorista.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para o Colorista.

 

Aptidões desejáveis

 

Para que o indivíduo possa seguir a carreira de Colorista, deve possuir concentração e atenção, visto que irá desenvolver soluções para pintura e tingimento. É preciso ser sensível, apresentar acuidade visual para a distinção de cores e imagens, ser exigente com a qualidade do que faz e possuir dinamismo para lidar com equipe já que precisará interagir com pessoas e também estar aberto a críticas.

O profissional deve estar apto a desenvolver soluções para pinturas e tingimentos, bem como pesar e misturar pigmentos, corantes e produtos auxiliares para a preparação de tintas.

 

Campos de atuação

 

O Colorista poderá atuar no setor de tintas das corporações que fabricam produtos na linha têxtil (vestuário) e acessórios, preparam couro, ou ainda editoras e empresas de papel e celulose que imprimem e reproduzem peças gráficas, o que torna o mercado de trabalho bastante dinâmico para o profissional interessado.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para o Colorista.