Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Cirurgião dentista

O CIRURGIÃO DENSTISTA através de exames dos dentes, gengivas, bochechas, lábios e língua o profisisonal elabora o diagnóstico de tratamento. Ele extrai e restaura dentes, faz a correção estética, limpeza e ensina como tratar da higiene bucal.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Cirurgião dentista

Sinônimos:

  • Dentista endodontista
  • Dentista
  • Dentista clínico geral
  • Dentista periodontista

O cirurgião-dentista é o profissional da saúde que previne, diagnostica e trata de problemas ou doenças não só dos dentes, mas de toda a boca, através de processos clínicos ou cirúrgicos. Cria medidas de caráter público, como a higiene bucal e dentária de comunidades. O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado no dia 25 de outubro, devido à criação oficial do curso de odontologia na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia, em 1884, através do decreto 9311.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de Cirurgião-Dentista, é necessária a graduação em Odontologia. O curso tem duração de quatro a cinco anos. Durante a formação básica, são estudadas disciplinas voltadas para as ciências biológicas e a saúde, como anatomia humana, fisiologia, bioquímica e cirurgia e traumatologia. A partir do segundo ano na faculdade, o estudante passa a ter disciplinas profissionalizantes, como traumatologia, prótese, periodontia e odontopediatria. O contato com pacientes acontece a partir do terceiro ano de curso.

 

Regulamentação da carreira

 

A profissão é regulamentada pela Lei N. 1.314 ? de 17 de Janeiro de 1951 que sanciona sobre o exercício da profissão de cirurgião-dentista e regula sobre os requisitos necessários para exercê-la.

 

Especializações possíveis

 

Após a graduação como cirurgião-dentista, o profissional tem inúmeras possibilidades de especialização, tais como: odontopediatria, odontogeriatria, periodontia, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial, dentística restauradora e saúde coletiva, entre outras. Essas especializações duram cerca de dois a três anos.

 

Aptidões desejáveis

 

Para atuar como Cirurgião-Dentista é necessário gostar de gente, pois este profissional se relacionará com pessoas o tempo inteiro. Além disso, precisa gostar de estudar e de ler, pois a profissão requer constantes atualizações, de acordo com as inovações na área. É necessário, ainda, ter habilidade para trabalhar com o manuseio dos instrumentos específicos da profissão.

 

Campos de atuação

 

Os profissionais que trabalham como cirurgiões-dentista podem exercer as suas atividades em serviços públicos ou governamentais. Como profissionais liberais, estão aptos a exercerem suas atividades em pronto-socorros e hospitais, clínicas e consultórios, prevenindo e mantendo a saúde bucal, curando doenças e prezando pela estética. Podem atuar ainda em instituições de ensino e pesquisa, como também atuar em instituições públicas e privadas na área de Odontologia do Trabalho.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Cirurgião-Dentista.