Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Chefe de cozinha

O CHEFE DE COZINHA cria e elabora pratos e cardápios, atuando direta e indiretamente na preparação dos alimentos. Gerencia brigada de cozinha e planejam as rotinas de trabalho. Pode gerenciar, ainda, os estoques e atuar na capacitação de funcionários.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Chefe de cozinha

Sinônimos:

  • Chef

Chefes de Cozinha são profissionais da área alimentícia responsáveis pelo planejamento e elaboração de cardápios, pertencentes tanto à cozinha nacional, quanto internacional. Por sua atuação ser complexa e ampla, é exigido deste profissional conhecimento em todos os âmbitos da gastronomia. As atividades deste profissional vão desde a elaboração de uma programação para a cozinha, passando por administração da equipe, criação de receitas e preparação de pratos, até a supervisão da higiene da cozinha.

 

Graduação Necessária

 

Para se tornar um Chefe de Cozinha é preciso cursar, durante um período de quatro anos, o curso superior completo de Gastronomia, que tem em sua matriz curricular, disciplinas como História da Gastronomia, Higiene e Legislação Sanitária, Panificação e Massas, Gestão de Eventos Gastronômicos, e várias outras disciplinas capazes de desenvolver profissionais capacitados a atender demandas tanto na área gastronômica, quanto na área de gestão de restaurante. Há também a opção de cursos tecnólogo ? que, no caso, representam a maioria dos cursos desta área ? mais voltados para a prática profissional, e que tem duração de dois anos. O curso tecnólogo também envolve disciplinas da área de gestão ? como, por exemplo, Gestão de Eventos, Custos, Gestão de Projetos, Gestão de Vendas e Marketing, entre outras.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Chefe de Cozinha.

Especializações Possíveis

Após finalizar a formação básica, o Chefe de Cozinha pode optar por uma especialização que seja referente a um tipo de alimento ? Pastelaria, Sobremesas, Panificação, Massas ? ou a um determinado tipo de cozinha ? Francesa, Brasileira, Italiana, Oriental, Indiana. A profissão conta com diversos cursos de pós-graduação disponíveis, tendo eles durações que variam de seis meses até dois anos.

 

Aptidões Desejáveis

 

Dentre as características desejadas em um Chefe de Cozinha, além do talento, se destacam como principais: ter espírito de liderança, ter grande capacidade de criatividade e inovação, ser flexível a mudanças, se atentar a detalhes, ser organizado, ter boa memória, prezar pela higiene, saber trabalhar em equipe, ter bom-humor e saber lidar com clientes. E, no caso dos chefes de cozinha, também é muito importante que se tenha fluência em línguas estrangeiras, principalmente em francês, inglês e espanhol. Percebendo essa necessidade, muitos cursos já disponibilizam em sua matriz curricular disciplinas para desenvolver esses três idiomas.

 

Campos de Atuação

 

As possibilidades de atuação dos chefes de cozinha abrangem, além de restaurantes comerciais, bufês, restaurantes hospitalares, cantina, bares. Existe também a possibilidade de trabalhar como personal chef, chefe de cozinha contratado a fim de desenvolver cardápios e preparar receitas em residências familiares. O desenvolvimento de empreendimento próprio é muito comum nesta área e estimulado pelos próprios cursos de graduação.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para a profissão de Chefe de Cozinha