Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Cenotécnico

O CENOTÉCNICO constroe cenários, adereços e mobiliários, a partir de análise de projeto cenográfico e pesquisa de objetos e materiais; executa técnicas afins, como trabalhos de carpintaria, serralheria, costura, pintura, modelagem e escultura; monta e adapta peças de cenários e efeitos especiais ; opera maquinaria; supervisiona atividades relacionadas ao planejamento, orçamento e contratação de serviços e orienta equipes de trabalho.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Cenotécnico

O Cenotécnico é o profissional responsável por executar os projetos criados pelo cenógrafo. É ele que gerencia a construção dos elementos cenográficos de um espetáculo, reparando adereços e mobiliários e analisando a forma e o estilo do cenário. A partir dos esboços recebidos do departamento de criação ou do cenógrafo, o Cenotécnico também providencia os materiais necessários à execução do trabalho e determina a quantidade dos mesmos, gerando orçamento e operando as máquinas de construção.

 

Graduação necessária

 

O profissional dessa área deve possuir ensino médio completo e curso técnico superior de nível médio ou superior em Cenotécnica. Nesse curso o aluno aprende a desenvolver uma montagem de cenário, indo do desenho proposto pelo cenógrafo até a manutenção diária. Também são abordados conceitos e técnicas de direção de palco, contrarregragem e operação de maquinarias e a percepção do espaço físico de palco, de acordo com a exigência de direção.

 

Regulamentação da carreira

 

A carreira de Cenotécnico é regulamentada pela Lei nº 4.641, de 27 de maio de 1965 - DOU de 31/05/65 que relata as atribuições da profissão de Cenotécnico, o registro profissional dessa ocupação e de outras relacionadas ao mercado de espetáculos, shows e peças teatrais.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações para a ocupação de Cenotécnico.

 

Aptidões desejáveis

 

As aptidões requeridas para ser um Cenotécnico são: grande habilidade com as artes, especificamente de cenografia, um alto grau de concentração no trabalho executado, pois o Cenotécnico gerencia e concretiza a construção de um cenário, e atenção, para evitar acidentes no decorrer do espetáculo ou durante alguma atividade realizada no local.

 

Campos de atuação

 

O profissional de Cenotécnica pode atuar como gerenciador de construção de cenários para shopping centers em datas comemorativas; como supervisor de cenário em peças e espetáculos teatrais; cenotécnico de desfiles de moda; responsável pela montagem de cenários de shows musicais.

 

Certificações

 

As certificações para Cenotécnico podem ser obtidas através dos cursos que formam a ocupação.