Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Caldeireiro

O CALDEIREIRO opera uma ou mais caldeiras, manejando válvulas, registros e outros dispositivos de controle, a fim de fornecer vapor, para produção de calor ou energia.

+ ver mais
2 anúncios encontrados VER: Detalhes | Lista
 

Caldeireiro (1 vaga)

Publicado em 10/01/2017
Interpreta desenhos e executa serviços de solda, corte, acabamento e dobra de chapas. Pré-montagem de equipamentos. Auxilia no manuseio de máquinas, remoção de peças prontas, carga e descarga de equipamentos. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
COMPATIC
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (1)
 

Caldeireiro (1 vaga)

Publicado em 05/01/2017
Confeccionar, reparar e instalar peças e elementos diversos em chapas de metal como, aço, ferro galvanizado, cobre, latão, alumínio e zinco. Fabricar ou reparar caldeiras, tanques, reservatórios entres outros pertinentes ao cargo. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • NOVA IGUACU/RJ (1)
 

Caldeireiro

Sinônimos:

  • Caldeireiro industrial
  • Operador de caldeira
  • Caldeireiro montador

É o profissional que realiza a fabricação, reparação e instalação de peças em placas de metal, transformando-as em matéria-base para a confecção de objetos como portas, tanques, reservatórios e caldeiras. O Caldeireiro é também o metalúrgico responsável pela leitura e interpretação de desenhos técnicos industriais, e pela montagem, reparação e manutenção dos equipamentos e maquinários utilizados na produção.

 

Graduação necessária

 

Não há curso superior para a formação de Caldeireiros, mas para exercer a profissão é necessário ter um curso de qualificação profissional de até 200 horas-aula. Instituições públicas e privadas oferecem cursos técnicos de caldeiraria, que ensinam a manusear ferramentas e equipamentos para produzir peças em chapas de aço. Os cursos têm duração média de 2 a 6 meses, e algumas das matérias são Leitura e Interpretação de Desenho de Caldeiraria, Planificação e Desenvolvimento em Chapas, Tecnologia de Caldeiraria e Prática Profissional.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há legislação que regulamente a carreira de Caldeireiro, no entanto, ela está inclusa na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

 

Especializações possíveis

 

O Caldeireiro pode especializar-se em Caldeiraria com tubulação especial, permitindo-lhe atuar como Encanador Caldeireiro ou Encanador Industrial. Existem também as especializações em Tecnologia em Soldagem, em Interpretação de simbologia de solda e em Prevenção de acidentes de trabalho e primeiros socorros, essa última sendo cada vez mais requisitada devido à escassez de profissionais atuantes na área de segurança do trabalho.

 

Aptidões desejáveis

 

A principal aptidão desejável em um Caldeireiro é a técnica no manuseio de chapas de aço. Por ser uma profissão que expõe o trabalhador a muitos riscos, são fundamentais conhecimentos de segurança e equipamentos de proteção individuais (EPI). A atuação na área também exige um bom raciocínio lógico, habilidades manuais, familiarização com desenhos técnicos, equipamentos e ferramentas de caldeiraria e noções de metrologia.

 

O Caldeireiro deve ter ainda conceitos de higiene, saúde e meio ambiente, facilidade para realizar cálculos, ser atento e disciplinado e, sobretudo, prezar pela organização e responsabilidade.

 

Campos de atuação

 

As principais áreas de atuação desse profissional são a Metalurgia, a Metalomecânica, a Engenharia Naval, o ramo de construção civil, as refinarias de petróleo e a indústria automobilística. Os Caldeireiros têm sido cada vez mais contratados também para trabalhar em portos e aeroportos, na funilaria industrial, em usinas hidrelétricas e na fabricação de equipamentos de transporte.

 

Certificações

 

Não existem certificações para a profissão de Caldeireiro.