Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Calandrista

O CALANDRISTA opera máquina de comprimir, fazendo o produto passar por cilindros rotativos, para convertê-los em lâminas. Atende ao funcionamento de uma calandra especial, acionando os dispositivos de controle, para dar brilho e acabamento.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Calandrista

O calandrista é o profissional do meio industrial responsável por operar as calandras e supercalandras, máquinas que possuem quatro rolos de tamanhos distintos, que giram a velocidades ligeiramente diferentes para formar filmes planos, chapas e laminados que são posteriormente termoformados, dando origem a produtos para a indústria de embalagens alimentícia, farmacêutica, automobilística, dentre outras. Este profissional molda peças, que podem ser de vários materiais, como PVC, borracha e papel. O calandrista é o responsável por operar as calandras - regulando e ajustando - e efetuar o processo de início da fôrma da peça, interpretando e seguindo o desenho técnico planejado.

 

Graduação necessária

 

Para seguir a carreira de calandrista é necessário ter cursado o ensino médio com curso de especialização na área. O exercício pleno da profissão se dá após três anos de experiência.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Calandrista.

 

Especializações possíveis

 

O Calandrista pode especializar-se na operação de máquinas de calandragem de vários materiais, a saber: Calandrista de Borracha, Calandrista de Papel, Calandrista de PVC.

 

Aptidões desejáveis

 

O Calandrista deve ter conhecimentos em leitura de desenhos técnicos, noções de caldeiraria e soldagem. Para este profissional é importante ter habilidades manuais, saber trabalhar sobre pressão, prezar por limpeza e organização no ambiente de trabalho, ser disciplinado e prezar sempre pela qualidade do produto.

 

Campos de atuação

 

O exercício da profissão de calandrista é aplicável a diversos ramos da indústria, como automobilística, fabricação de papel e celulose, entre outros.

 

Certificações

 

Não há certificações para o Calandrista.