Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Cabista

O CABISTA efetua emendas de cabos aéreos e subterrâneos, separando os fios, emendando-os, isolando-os da umidade, protegendo-os da corrosão, para instalar linhas de comunicação telefônica ou telegráfica ou de transmissão de energia elétrica.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Cabista

Sinônimos:

  • Cabista de telefonia

O profissional que atua nessa área trabalha com a emenda de cabos aéreos e subterrâneos. Sua função é realizar a tarefa de separar os fios, emendar, isolá-los da umidade e protegê-los da corrosão.

Esse profissional trabalha na instalação de linhas de comunicação telefônica, telegráfica ou de transmissão de energia elétrica.

O cabista que trabalha com o setor de telecomunicações normalmente atua na reforma e instalação de redes de voz e dados, no planejamento, instalação e reparação de linhas e redes de telecomunicação.

 

Graduação necessária

 

Para atuar nessa área é necessário ter segundo grau completo e em alguns casos, são necessários alguns conhecimentos específicos a depender do setor; como curso de Eletricidade, curso técnico em Redes ou Informática, Coaxial, NR 10 e cabeamento estruturado. No curso profissionalizante de cabista são lecionadas técnicas como: maneira corretiva e preventiva de cabos e a sua manutenção em boas condições de funcionamento, além de noções de estrutura de rede externa e interna e de reparo e defeitos nos cabos.

Já o cabeamento estruturado é um curso específico que estuda a disposição organizada e padronizada dos cabos, é mais utilizado no setor de informática e telefonia.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Cabista

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações para a profissão Cabista.

 

Aptidões desejáveis

 

Para ser um Cabista é fundamental possuir organização, habilidade motora, ser cuidadoso, atencioso, articulado com o que está fazendo e no serviço de cabeamento telefônico é necessário que o profissional tenha conhecimentos em cabeamento de telefonia e fibra ótica.

 

Campos de atuação

 

O campo de atuação desses profissionais é bem variado. Ele pode trabalhar tanto em instituições privadas de telefonia, telecomunicações e elétrica, quanto em órgãos públicos que haja necessidade desses serviços.

 

Certificações

 

Curso de NR 10 ou equivalente, que é a norma regulamentadora em Instalações e Serviços em Eletricidade. O curso fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas.