Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Bombeiro

O bombeiro é o profissional da força de segurança, civil ou militar, que é responsável pelos combates a incêndios, resgate de vítimas, preservação de patrimônios ameaçados de extinção e pela conscientização da população sobre prevenções de incêndios, ou seja, são responsáveis pelas atividades de defesa civil.

+ ver mais
7 anúncios encontrados VER: Detalhes | Lista
 

Bombeiro civil (2 vagas)

Publicado em 15/04/2014
Responsável por zelar pelo ambiente e normas de segurança, cuidar dos equipamentos de primeiros socorros, prestar auxílio em diversos tipos de trabalho, entre outras atividades pertinentes a função. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • ITAPEVI/SP (2)
 

Bombeiro (1 vaga)

Publicado em 12/03/2014
Irá realizar salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo as pessoas e o patrimônio do shopping em situações de incêndio. Desejável experiência bombeiro. Formação: Ensino Médio Técnico. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • JOINVILLE/SC (1)
 

Bombeiro civil (1 vaga)

Publicado em 05/03/2014
Irá atuar com rondas, inspeções, prevenção á acidentes, prevenção á primeiros socorros, combate a incêndios e demais atividades pertinentes ao cargo. Formação: Ensino Médio Técnico. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • RIBEIRAO PRETO/SP (1)
 

Bombeiro (1 vaga)

Publicado em 28/02/2014
Irá atuar com rondas, inspeções, prevenção á acidentes, prevenção á primeiros socorros, combate a incêndios e demais atividades pertinentes ao cargo. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • JOINVILLE/SC (1)
 

Bombeiro (1 vaga)

Publicado em 28/02/2014
Irá atuar com rondas, inspeções, prevenção á acidentes, prevenção á primeiros socorros, combate a incêndios e demais atividades pertinentes ao cargo. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • JOINVILLE/SC (1)
 

Bombeiro Civil (5 vagas)

Publicado em 28/02/2014
Atuará em condomínio comercial, responsável pela manutenção e troca de extintores do local, atendimento aos lojistas, entre outras atividades pertinentes a função. Experiência como bombeiro. Formação: Curso de Bombeiro Civil, com reciclagem em dia, Heliponto e DEA. Ensino Médio. Ter, 13/08/13 Horário: Escala 12x36, das 7h às 19h. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (5)
 

Bombeiro civil (1 vaga)

Publicado em 12/02/2014
Fará operação de combate e salvamento utilizando técnicas corretas. Experiência como bombeiro civil. Conhecimento em legislação de bombeiro civil. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • BELO HORIZONTE/MG (1)
 

Bombeiro

Sinônimos:

  • Bombeiro de segurança do trabalho
  • Bombeiro civil

As qualificações para se tornar um bombeiro são diferentes em cada estado, mas de um modo geral, o ingresso na profissão na área militar é através de concurso público para solado ou oficial, e ele deve ser brasileiro, possuir certificado de reservista (para homens) e ensino médio completo, ter idade mínima de 18 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres; na maioria dos estados, os candidatos a oficiais devem ser solteiros, o candidato também não pode ter antecedentes criminais e dependendo da função é necessário saber dirigir.

 

Graduação Necessária

A graduação necessária para exercer a profissão é o ensino médio completo. Para se tornar um bombeiro civil é necessário fazer um bom Curso de Formação de Bombeiro Civil Profissional, que capacita o profissional para trabalhar com prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros. O curso tem duração média de um ano e são abordadas matérias como: Classes de Incêndio, Prevenção de Incêndio, Busca e Salvamento, Táticas de Combate, Fraturas e Transporte de Vítimas.

 

Regulamentação da Carreira

No que se refere à regulamentação da profissão de Bombeiro Militar, consta na constituição federal em seu Art. 144 onde regula a Segurança pública parágrafo 5°:

 

§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

 

A profissão de bombeiro civil foi regulamentada pela lei Nº. 11.901, de 12 de Janeiro de 2009.

 

Especializações Possíveis

Os profissionais da área Militar podem optar por curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais (CEBO), onde são abordadas matérias de Saúde Física; Atendimento Pré-hospitalar; Eletricidade Aplicada; Química Aplicada; Hidráulica Aplicada; Toxicologia Aplicada; Prevenção Contra Incêndios; Administração de Serviços de Bombeiro; Noções de Condução e Manutenção de Viatura de Bombeiros; Busca, Salvamento e Resgate Aquático; Busca, Salvamento e Resgate em Altura; Busca, Salvamento e Resgate Terrestre; Busca, Salvamento Aéreo; Técnica do Material; Técnica e Tática de Controle de Incêndio I; Técnica e Tática de Controle de Incêndio II; Segurança do Trabalho de Bombeiro; Investigação de Incêndios; Defesa Civil; Atendimento de Ocorrência Envolvendo Produtos Perigosos; Patologia da Construção Civil; Análise de Risco; Meteorologia; Comunicações de Emergência e Metodologia Científica.

 

Outra opção é o Curso Especializado em Contra-incêndio e Salvamento em Aeródromos (CECIS), pois segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), somente profissionais com a especialização de "Bombeiro de Aeródromo", são credenciados para atuar nos aeroportos brasileiros que operam com vôos de linha aérea regular, onde são abordadas matérias como teoria contra incêndio, extintores de incêndio, operação de abordagem em aeronaves em caso se emergência.

 

Aptidões Desejáveis

Para um Bombeiro é imprescindível gostar de servir à população e salvar vidas, também é extremamente necessário bom condicionamento físico. Dentre as qualidades necessárias no perfil profissional encontram-se a autodisciplina, equilíbrio emocional, capacidade de liderança, suportar ver sangue e pessoas acidentadas, raciocínio rápido e resistência física.

 

Campos de Atuação

Fora a carreira de Bombeiro Militar, o profissional pode atuar em escolas, empresas públicas ou privadas e comunidades, ou seguir uma dessas áreas: Combate a incêndios florestais; Combate a incêndios urbanos; Combate a incêndios industriais; Resgate em grande ângulo; Emergência médica pré-hospitalar; Salvamento aquático; Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários; Intervenção em incidentes elétricos; Intervenção em incidentes hidráulicos; Intervenção em incidentes com matérias perigosas; Intervenção em incidentes com redes de gás; Corte de Árvores em risco iminente de queda; Captura de animais correndo ou oferecendo risco; Resgate de corpos ou bens submersos; Prevenção contra Incêndio e Pânico.

 

O mercado de trabalho está sempre absorvendo este profissional, por se tratar de uma área que trabalha com riscos. O profissional pode seguir a área militar, que é sujeita a concurso público no qual as vagas variam de acordo com a administração de cada estado.

 

Para bombeiros civis basta ter uma boa formação, pois o mercado é amplo neste setor. A área que mais cresce atualmente é a de prevenção de incêndios e acidentes.

 

Certificações

Não há certificações necessárias para a profissão de Bombeiro.