Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Balconista

O BALCONISTA vende mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Registra entrada e saída de mercadorias. Promove a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento. Informa sobre suas qualidades e vantagens de aquisição. Faz inventário de mercadorias para reposição. Elabora relatórios de vendas, de promoções, demonstrações e de pesquisa de preços.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Balconista

Sinônimos:

  • Atendente de balcão

É de responsabilidade do balconista atender os clientes de um estabelecimento comercial.  Ele precisa mostrar os produtos que irá vender e sanar as necessidades do consumidor. Mas, de acordo com o estabelecimento que o balconista atuar, ele pode desenvolver diferentes atividades, como ser responsável pela reposição e precificação do estoque dos balcões, verificar o lote dos produtos como também o prazo de validade e manter sempre o balcão onde trabalha bem organizado para receber os clientes.

 

Graduação necessária

A profissão não exige nenhum curso de treinamento ou graduação. São exigidos níveis de escolaridade, que variam de acordo com cada contratante. Alguns solicitam que o profissional tenha nível médio, mas outros apenas querem a formação em nível fundamental. Por não necessitar de formação específica na área, a experiência é o principal fator que diferencia no momento da contratação.

 

Regulamentação da Carreira

A profissão não é regulamentada, mas existem sindicatos que atuam em defesa dos profissionais que atuam no comércio. Assim como, a depender do estabelecimento que o balconista atua, há sindicatos específicos, como o que defende os profissionais de farmácia, que podem atender as necessidades do balconista.

 

Especializações Possíveis

 

 

Não há especializações necessárias ao balconista.

 

Aptidões desejáveis

 

Como esse profissional trabalha com atendimento ao público, ele precisa estabelecer boas relações interpessoais, através de carisma, educação e conhecimento do produto que está vendendo. A imagem também é muito importante para o balconista passar uma boa impressão aos seus clientes. Dentre diferentes aptidões que o profissional deve ter, a organização e disposição são importantes para a carreira, pois a arrumação das mercadorias no balcão está associada a essas duas características, e auxilia muito na boa imagem do balcão e na agilidade de encontrar os produtos no instante da venda.

 

Campos de atuação

 

Para trabalhar como balconista, o profissional vai encontrar espaço em diferentes setores do comércio, como farmácias, padarias e papelarias. Pode trabalhar também em supermercado, no setor de cortes de frios, estabelecimentos de alimentação em shoppings, entre outras atividades.

Com o aquecimento do terceiro setor, o comércio procura mais profissionais e, consequentemente, a demanda por balconistas aumenta. Isso é muito favorável para os profissionais, principalmente aqueles que possuem experiência na área.

 

Cerificações

Não há certificações necessárias ao balconista.