Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Babá

A babá é a profissional que cuida de crianças, desempenhando um importante papel na educação delas. É responsável por auxiliar bebês, crianças e adolescentes em suas atividades cotidianas, fazendo com elas tenham uma alimentação regular, higiene adequada e boa educação.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Babá

Sinônimos:

  • Baby sitter

Graduação necessária

A profissão não necessita de graduação ou cursos específicos. Algumas empresas atualmente oferecem cursos para especializações na área. Mas a experiência profissional é o mais importante para a contratação de uma babá, pois suas referências são o que demonstram a habilidade ao lidar com as crianças.

 

Regulamentação da Profissão

A profissão ainda não está regulamentada, mas tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei: 1385/07 de autoria de Felipe Bornier, de 21 de junho de 2007.

 

Especializações Possíveis

Não há especializações necessárias para a profissão de Babá.

 

Aptidões Desejáveis

Ao exercer a profissão de babá é necessário ter competências, como boa resistência física, paciência e organização. Desenvolver disciplina em uma criança requer antes de tudo responsabilidade e muito gosto pelo mundo juvenil. As aptidões técnicas de uma babá são habilidades com atividades domésticas, cuidados com a higiene da criança, falar corretamente o português e noções de educação alimentar.

 

Campos de Atuação

O campo de atuação das babás muitas vezes fica restrito a contratações em residências, que necessitam de auxílio no cuidado com as crianças. Contudo, uma babá pode trabalhar em creches, orfanatos ou escolas que atuem com recém-nascidos ou crianças muito pequenas.

 

Atualmente a profissão vem ganhando espaço, devido ao desenvolvimento de uma sociedade moderna, na qual muitos pais acabam trabalhando fora de casa por um período de tempo grande. Isso faz com que muitas crianças necessitem da presença de uma babá para auxiliar no seu crescimento.

 

Mas ser babá atualmente exige que a profissional tenha conhecimentos diferenciados, como noções básicas em primeiros-socorros, pedagogia e psicologia. Com isso, vem aumentando o número de empresas que se especializam em cursos e workshops sobre a área, que abordam as rotinas domiciliares, prevenções de acidente e até a postura profissional de uma babá.

 

Certificações

Não há certificações necessárias para a profissão de Babá.