Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Arquiteto

O ARQUITETO elabora planos e projetos associados à arquitetura. Ele é o responsável por definir materiais, acabamentos, técnicas, metodologias e analisar dados e informações. Coordena e executa obras e serviços, desenvolve estudos de viabilidade financeira, econômica e ambiental. Pode prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como estabelecer políticas de gestão. O exercício dessa profissão requer ensino superior completo.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Arquiteto

Sinônimos:

  • Arquiteto vendedor
  • Arquiteto projetista

O arquiteto é um profissional que tem por finalidade organizar determinado espaço, de modo que a sua atuação envolve desde o planejamento até a supervisão e execução de obras e construção de estruturas urbanas. Para transformar os espaços construídos, o Arquiteto deve pensar em soluções criativas, sempre vinculadas à responsabilidade socioambiental. No que tange ao planejamento de projetos arquitetônicos, esse profissional trabalha tanto com a concepção, quanto com a execução. Assim, o Arquiteto pode atuar na transformação de ambientes interiores, de edifícios e de espaços maiores, regionais.

 

Graduação necessária

 

Em geral, as graduações de Arquitetura tem a duração de 5 anos. Ao longo da graduação, noções como organização espacial, geometria, historia patrimonial, comunicação visual, paisagismo e planejamento de estruturas urbanas são trabalhadas ao longo do curso.

Na área de humanas, o arquiteto e urbanista deve ter conhecimentos sobre história geral e local, compreender a relação entre as pessoas e a sua cidade/estado/país. Em relação a exatas, ter uma grande capacidade de abstração espacial para visualizar a disposição dos elementos em determinado espaço é fundamental, assim como conhecer a ecologia para preservar o meio ambiente em seu entorno e o patrimônio histórico-cultural da região a ser analisada ou modificada.

 

Regulamentação da carreira

 

Em 21/12/2010 foi aprovado um projeto de lei que visava distinguir as leis voltadas para arquitetos e urbanistas, e em 31 de dezembro de 2010, o presidente Lula aprovou a Lei nº 12.378, que cria regras específicas para o segmento e inclui a criação de um Conselho Federal, o CAU/BR, e de Conselhos Estaduais, para dar suporte aos profissionais de arquitetura e urbanismo.

Para exercer as atividades da área, o arquiteto ou urbanista deve estar cadastrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do seu próprio estado, com a graduação na profissão de uma faculdade reconhecida pelo MEC.

 

Especializações possíveis

 

O Arquiteto pode realizar cursos de pós-graduação para especializar-se no seu campo de atuação. Alguns exemplos de especializações oferecidas em instituições de ensino superior são: Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica, e de Especialização em Sustentabilidade. Como outras opções há o Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

 

Aptidões desejáveis

 

É importante que ele seja um profissional versátil e atento às mudanças tecnológicas existentes no seu ramo, pois elas podem ser absorvidas e utilizadas para ampliar a qualidade de uma atividade e otimizar a sua execução. Para organizar o espaço, é necessário que o arquiteto/urbanista possua habilidades técnicas e também plásticas, pois a construção deve sempre estar em harmonia com o ambiente ao redor.

 

Campos de atuação

 

As possibilidades de atuação para um arquiteto são amplas. Ele está presente desde a análise de determinado ambiente, até a idealização de um projeto ligado a construções ou similares. O arquiteto elabora projetos relacionados a construção de monumentos e edificações, mas também coordena, supervisiona e dispõe de orientação técnica para a execução de serviços. Além disso, o arquiteto está apto a ensinar Arquitetura ? desde que legalmente licenciado ? prestar assessoria, consultoria, perícia, avaliação, vistoria de execução, tanto de obras e monumentos arquitetônicos, quanto de interiores, urbanismo.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Arquiteto.