Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Analista de qualidade

O ANALISTA DE QUALIDADE verifica conformidade de processos; trabalha de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade e de segurança e demonstra domínio de conhecimentos técnicos específicos da área. Desenvolve, testa e analisa os sistemas, processos e métodos da empresa.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Analista de qualidade

Sinônimos:

  • Analista de controle de qualidade
  • Analista da garantia da qualidade

O Analista de qualidade é o profissional competente do gerenciamento da qualidade de uma organização. Todas as medidas relativas ao monitoramento, controle e promoção da qualidade nas atividades de uma expressa [RMR1], são campo de atuação desse analista. O profissional deve identificar, mapear e gerenciar as iniciativas de otimização da qualidade no âmbito empresarial e organizacional, junto a cada setor da administração e da produção. Cabe a esse analista adotar e cuidar da manutenção das normas de qualidade de uma organização, implementando processos de qualidade no local em que atua.

 

Graduação necessária

 

Para atuar como Analista de Qualidade é exigido que o profissional seja graduado em Administração de empresas ou áreas afins, ou ainda que possua curso superior completo em algum ramo semelhante ao da empresa em que deseja trabalhar. Os profissionais que buscam qualificação podem obtê-la em cursos para analista de qualidade. Com carga horária média de 100 horas. Esses cursos oferecem conteúdos como Planejamento, Controle de materiais e de processos, Solução de problemas e melhoria contínua. São ensinadas ferramentas de controle de qualidade e conhecimentos na área de recurso humanos.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação específica para a carreira de Analista de Qualidade.

 

Especializações possíveis

 

Para o profissional que deseja aprimorar seus conhecimentos técnicos e teóricos na área de qualidade, há cursos de Pós-graduação em Gestão da Qualidade, ou em Sistemas de Gestão da Qualidade. Os cursos incluem conteúdos como gestão de conflitos, Balanced Score Card, processos de comunicação interna e externa, Gestão pela Qualidade Total, avaliação de competências, a qualidade nos serviços e planejamento e controle da produção.

 

Aptidões desejáveis

 

Como o trabalho do Analista da qualidade exige contato direto com pessoas é necessário que o profissional saiba interagir, tenha um bom relacionamento interpessoal. Assim, também é importante que saiba se comunicar bem, tanto escrita quanto verbalmente.

 

Campos de atuação

 

A qualidade nos processos de uma empresa é essencial para o bom desenvolvimento dessa empresa. Assim, os profissionais da área de qualidade têm sido cada vez mais valorizados, e o seu trabalho tem, igualmente, assumido importância crescente dentro das organizações. Dessa forma os campos de atuação desse analista são muito amplos, podendo trabalhar em empresas dos mais diversos setores, desde prestadora de serviços a siderúrgicas e metalúrgicas.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para o Analista de qualidade.