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Analista de processos

O ANALISTA DE PROCESSOS formaliza o início, o meio e o fim do conjunto de atividades que produzem, transformam ou montam o produto ou serviço que a empresa vende. Atua na criação, implantação e melhoria do processo que vai suportar o negócio. É o ponto de ligação entre todos os profissionais que desempenham atividades ligadas ao negócio, além de fazer com que todos, sem exceção, estejam concentrados em atingir os mesmos.

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Analista de processos

Sinônimos:

  • Analista de tecnologia e processos

O Analista de Processos é o profissional responsável por desenhar, auditar, formalizar e controlar os processos de uma empresa, ou seja, o ciclo de atividades que compõem a criação de um produto ou serviço. É o responsável também por coordenar todos os profissionais que atuam nesse processo, bem como idealizar e implantar melhorias nesse ciclo de atividades.

 

Graduação Necessária

 

Para trabalhar como Analista de Processos, o profissional deve possuir Ensino Superior completo em Administração ou Administração de Empresas. Nesses cursos, que têm duração média de quatro anos, as principais matérias abordadas são: Economia, Planejamento Estratégico, Administração da Produção I e II, Empreendedorismo, Gestão de Custos e Administração de Recursos Humanos I e II.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Analista de Processos.

 

Especializações Possíveis

 

O profissional que trabalha como Analista de Processos pode se especializar cursando uma pós-graduação em Gestão por Processos ou Gestão de Processos do Negócio, cursos que aprofundam os conceitos de modelagem, formalização e desenho de processos. Dentro da área de atuação, podem se especializar em uma das etapas da gestão de processos, como o mapeamento, a auditoria ou o controle de um processo.

 

Aptidões Desejadas

 

O profissional que trabalha como Analista de Processos deve ser organizado e responsável, por cuidar de processos que podem ser fundamentais dentro da empresa. Deve ter um bom relacionamento interpessoal e vocação para a liderança, já que trabalha coordenando vários profissionais de diferentes níveis hierárquicos e deve ser criativo para conseguir solucionar os problemas detectados nos processos. São também requisitos fundamentais conhecimentos em informática, especialmente em programas de controle de processos, e nos conceitos do Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) e do Gerenciamento de Processos do Negócio (BPM).

 

Campos de Atuação

 

O Analista de Processos pode atuar em empresas dos mais diversos setores, como indústrias ou empresas de engenharia, controlando os processos internos da empresa. Outra possibilidade é a atuação em empresas ? ou por conta própria ? prestando consultorias e auditorias na gestão por processos de outras empresas.

 

Certificações

 

O Analista de Processos pode obter a Certified Business Process Professional (CBPP), certificação internacional que comprova a experiência, a prática e o conhecimento no Gerenciamento de Processos do Negócio (BPM).