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Analista de orçamentos

O ANALISTA DE ORÇAMENTOS assessora a direção em problemas orçamentários, dando pareceres a fim de contribuir para a correta elaboração de políticas e instrumentos de ação na empresa. Faz a elaboração orçamentária e o controle da situação patrimonial e financeira da instituição. Planeja o sistema de registros e operações, atendendo às necessidades administrativas e às exigências legais, para possibilitar controle contábil e orçamentário.

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Analista de orçamentos

Sinônimos:

  • Orçamentista

O Analista de Orçamentos desenvolve as suas competências em atividades de nível superior, compreendendo a direção administrativa e orçamentária, assessoramento especializado (também no cenário internacional), orientação e supervisão de auxiliares, compreendendo estudo, pesquisa, análise e interpretação da legislação econômico-fiscal, orçamentária, de pessoas e encargos sociais.

É função do Analista de Orçamentos acompanhar a resolução de problemas orçamentários, através de pareceres. Esse profissional também elabora orçamentos e controla a situação do patrimônio e das finanças das organizações, e ainda planeja e coordena os registros e operações, para que esses atendam às necessidades administrativas e os cumprimentos legais, de modo a permitir que o controle contábil e orçamentário seja feito de maneira certa.

 

Graduação necessária

 

Para o exercício da função de Analista de Orçamentos é exigida formação superior em Administração de Empresas, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis. Esses cursos de graduação possuem duração de quatro anos, e são lecionadas matérias essenciais para que este profissional possa exercer sua profissão com conhecimento aprofundado nos assuntos relacionados à administração e às finanças.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Analista de Orçamentos.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações para a carreira de Analista de Orçamentos.

 

Aptidões desejáveis

 

Deseja-se que o Analista de Orçamentos saiba elaborar orçamentos, demonstre sensibilidade política, capacidade para negociação, capacidade de comunicação verbal e escrita, além de organização e conhecimentos de softwares para cálculos, e noções de consolidação de orçamentos e controle orçamentário.

 

Campos de atuação

 

A gestão pública é o principal campo de atuação para o Analista de Orçamentos que também pode atuar em instituições privadas. Esse profissional exerce as suas atividades em diversos setores, sobretudo na administração pública federal, estadual, distrital e municipal, desenvolvendo competências em áreas financeiras e contábeis do respectivo setor.

 

Certificações

 

Não certificações para a carreira de Analista de Orçamentos.