Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Analista de laboratório

O ANALISTA DE LABORATÓRIO coleta, recebe e distribue material biológico de pacientes. Prepara amostras do material biológico e realiza exames conforme protocolo. Opera equipamentos analíticos e de suporte. Executa, checa, calibra e faz manutenção corretiva dos equipamentos. Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Dialoga com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Analista de laboratório

O Analista de Laboratório é o profissional que trabalha em laboratórios clínicos, hospitais ou em serviços da saúde pública. Esse profissional tem como função coletar, receber e distribuir os materiais biológicos dos pacientes, operar equipamentos de análise, realizar exames e fazer a manutenção dos equipamentos do laboratório. Podem realizar atividades de planejamento, controle de qualidade e triagem de doadores de sangue. Em algumas atividades exercidas por esse profissional, pode haver exposição a material tóxico, radiação e altas temperaturas.

 

Graduação necessária

 

Para ser um analista de laboratório é necessário ser graduado em um curso técnico profissionalizante em Patologia Clínica ou em Técnico de Laboratório. Geralmente os cursos possuem a carga horária de 1200 horas. Alguns empregadores exigem que o profissional tenha cursado ensino superior em Farmácia ou em Biomedicina. Também é necessária a experiência profissional de um ano.

 

Regulamentação da Carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Analista de laboratório.

 

Especializações Possíveis

 

Não há especializações para a carreira de Analista de Laboratório.

 

Aptidões desejáveis

 

Dentre as aptidões necessárias para um analista de laboratório estão: boa coordenação motora para manusear corretamente os materiais, ter uma higiene pessoal adequada, saber manipular equipamentos de análise, seguir normas de controle de qualidade, além de ter ética para manter sigilo acerca dos resultados dos exames. É necessário também ter conhecimento de informática e ter disciplina para seguir procedimentos operacionais padrão e instruções de trabalho. Além disso, a disposição física é fundamental, pois muitas vezes esses profissionais permanecem em posições desconfortáveis por um longo período. Alguns contratantes exigem o conhecimento de uma língua estrangeira, no mínimo (Inglês, preferencialmente).

 

Campos de atuação

 

O Analista de laboratório pode atuar em laboratórios, hospitais, clínicas particulares, e em serviços da saúde pública.

 

Cerificações

 

Não há certificações para a carreira de Analista de Laboratório.