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Analista de escrita fiscal

O ANALISTA DE ESCRITA FISCAL organiza e orienta as transações financeiras de uma empresa, examinando os documentos relativos às mesmas, efetuando cálculos e fazendo lançamentos em livros específicos, para facilitar o controle contábil da mesma.

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Analista de escrita fiscal

O analista de escrita fiscal é o profissional que atua na área fiscal, econômica e tributária e é responsável pela manipulação de notas ficais de entrada e saída, analisando-as e registrando-as. É responsável também pela apuração de impostos, encargos e responsabilidades mensais e anuais. Para isso, o analista de escritura fiscal deve ter conhecimento sobre cálculos de impostos diretos e indiretos, nota fiscal eletrônica, substituição tributária, tendo acesso a cursos que formarão o profissional para atuar diretamente com a rotina de departamentos fiscais, cartórios, escritórios de contabilidade, indústria e comércio.

 

Graduação necessária

 

Essa profissão absorve profissionais de diferentes níveis de conhecimento, desde nível técnico até nível superior em curso ou completo. O curso técnico que habilita o interessado para o exercício da profissão de analista de escrita fiscal é o curso técnico em contabilidade, quem tem duração de 6 a 9 meses e encaminha o profissional ao registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Para graduação superior, o profissional deve cursar ciências contábeis, podendo concorrer à vaga de analista de escritura fiscal durante o curso ou após tê-lo concluído.

 

Regulamentação da carreira

 

A profissão de Analista de Escrita Fiscal não é regulamentada no Brasil.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para Analista de Escrita Fiscal.

 

Aptidões desejáveis

 

Do profissional Analista de Escrita Fiscal espera-se encontrar aptidões como atenção, sagacidade, organização, excelência no cumprimento de seus deveres, bom relacionamento com pessoas e no atendimento das mesmas, pontualidade, conhecimento sobre a sua área, boa oratória e articulação da fala, uma vez que os processos aos quais tem acesso podem ter conteúdo técnico e burocrático para leigos.

 

Campos de atuação

 

O Analista de Escrita Fiscal atua diretamente com contabilidade, sendo que esta área é aplicável a diversas outras, como administração, comércio e indústria.

 

Certificações

 

Para exercer a profissão, não é necessário possuir certificação, porém, o profissional pode obter o CRC (registro no Conselho Regional de Contabilidade) após concluir o curso técnico de contabilidade, inscrever-se no CRC de sua cidade e submeter-se ao exame de suficiência.