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Analista de crédito e cobrança

O analista de crédito e cobrança tem a função de proteger a empresa de possíveis prejuízos com relação a pagamentos de clientes. Sua função é avaliar se o solicitante de um produto ou empréstimo tem renda suficiente para pagar as parcelas da dívida que adquirir.

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Analista de cobrança (1 vaga)

Publicado em 09/07/2015
Cursando superior em Direito. Conhecimento na área. Atuar nas rotinas administrativas de cobrança jurídica e extra judicial, contato com advogados para verificar andamento do processo, análise de cobranças dos processos judiciais, respostas via e-mail. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • SAO PAULO/SP (1)
 

Analista de crédito e cobrança

Sinônimos:

  • Analista de crédito
  • Analista de cobrança
  • Analista de crédito rural

Toda concessão de crédito é avaliada em risco e retorno, por isso algumas instituições, principalmente as financeiras e os bancos, pedem um determinado prazo para que o analista possa fazer a avaliação e verificar a possibilidade de conceder o empréstimo ou compra.

 

Graduação necessária

Os cursos de formação profissional de Analista de crédito e cobrança proporcionam aprendizado na elaboração de rating de crédito de empresas, identificação de soluções negociais e jurídicas e desenvolvimento de estratégias e parâmetros de cobrança, tendo curta duração: de alguns dias a 2 ou 3 meses. Mas, a área atrai também graduados em Economia, Administração e Ciências Contábeis, cursos que duram, em média, 4 anos.

 

Regulamentação da carreira

Não existe regulamentação oficial para a carreira de Analista de crédito e cobrança, no entanto, a categoria está inclusa na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

 

Especializações possíveis

O analista pode fazer o curso de Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Existe também especialização em treinamento, coordenação e supervisão de equipes, e em análise ou recuperação de crédito.

 

Aptidões desejáveis

São necessários conhecimentos em informática (Internet, Digitação, Windows, Excel, Word, Programação e Gráficos) e em conciliação bancária, além de fluência em outra língua, geralmente o Inglês, e habilidades de negociação.

 

Motivação, versatilidade e flexibilidade são características indispensáveis desse profissional, que deve prestar um bom atendimento e manter energia na busca de informações positivas e negativas de uma proposta de crédito, o que possibilita a identificação precisa do risco.

 

Campos de atuação

É possível atuar em organizações financeiras, industriais, bancárias, empresas de telecomunicações, call centers e no ramo imobiliário.

 

Certificações

Existe a certificação em Gestão Financeira, oferecida por diversas instituições de ensino.