Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Analista de crédito e cobrança

O analista de crédito e cobrança tem a função de proteger a empresa de possíveis prejuízos com relação a pagamentos de clientes. Sua função é avaliar se o solicitante de um produto ou empréstimo tem renda suficiente para pagar as parcelas da dívida que adquirir.

+ ver mais
1 anúncio encontrado VER: Detalhes | Lista
 

Analista de crédito e cobrança (1 vaga)

Publicado em 13/01/2017
Acompanhar as providências relativas a cobranças extrajudiciais e judiciais. Analisar os indicadores de inadimplência e concessão de crédito, sugerindo melhorias dos indicadores. Executar as atividades de análise de operações de crédito aprovadas, bem como participar do Comitê de Crédito. Sugerir ações para cobrança de créditos em atraso baseadas nos níveis de risco e garantias. Intermediar o contato entre instituição e escritório de advocacia, nos processos de cobrança, atuando nas negociações quando necessário, bem como interagir com os Postos de Atendimento. Elaborar relatórios e demonstrativos operacionais e gerenciais. Leia mais sobre o anúncio
Empresa:
Confidencial
Cidade:
  • ITAJAI/SC (1)
 

Analista de crédito e cobrança

Sinônimos:

  • Analista de crédito
  • Analista de cobrança
  • Analista de crédito rural

Toda concessão de crédito é avaliada em risco e retorno, por isso algumas instituições, principalmente as financeiras e os bancos, pedem um determinado prazo para que o analista possa fazer a avaliação e verificar a possibilidade de conceder o empréstimo ou compra.

 

Graduação necessária

Os cursos de formação profissional de Analista de crédito e cobrança proporcionam aprendizado na elaboração de rating de crédito de empresas, identificação de soluções negociais e jurídicas e desenvolvimento de estratégias e parâmetros de cobrança, tendo curta duração: de alguns dias a 2 ou 3 meses. Mas, a área atrai também graduados em Economia, Administração e Ciências Contábeis, cursos que duram, em média, 4 anos.

 

Regulamentação da carreira

Não existe regulamentação oficial para a carreira de Analista de crédito e cobrança, no entanto, a categoria está inclusa na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

 

Especializações possíveis

O analista pode fazer o curso de Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Existe também especialização em treinamento, coordenação e supervisão de equipes, e em análise ou recuperação de crédito.

 

Aptidões desejáveis

São necessários conhecimentos em informática (Internet, Digitação, Windows, Excel, Word, Programação e Gráficos) e em conciliação bancária, além de fluência em outra língua, geralmente o Inglês, e habilidades de negociação.

 

Motivação, versatilidade e flexibilidade são características indispensáveis desse profissional, que deve prestar um bom atendimento e manter energia na busca de informações positivas e negativas de uma proposta de crédito, o que possibilita a identificação precisa do risco.

 

Campos de atuação

É possível atuar em organizações financeiras, industriais, bancárias, empresas de telecomunicações, call centers e no ramo imobiliário.

 

Certificações

Existe a certificação em Gestão Financeira, oferecida por diversas instituições de ensino.