Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Alinhador

O ALINHADOR observa o veículo, inspecionando-o diretamente ou por meio de aparelhos ou banco de prova, para determinar os defeitos e anormalidades de funcionamento. Providencia o recondicionamento do equipamento elétrico do veículo, o alinhamento da direção e regulagem dos faróis, enviando, conforme o caso, as partes danificadas a oficinas especializadas, para complementar a manutenção do veículo. Testa o veículo depois do serviço realizado, para comprovar o resultado da tarefa realizada.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Alinhador

Sinônimos:

  • Alinhador de rodas
  • Alinhador de direção
  • Alinhador de pneus
  • Alinhador de veículos

O Alinhador é o profissional da área de mecânica habilitado a testar veículos automotores, realizando análises de vibrações, ruídos e temperaturas, verificando alinhamentos e nivelamentos de peças e conjuntos. Esse profissional tem que demonstrar habilidade tanto para recondicionar, usinar e ajustar peças de veículos automotores, quanto desmontar conjuntos mecânicos, substituir, alinhar e nivelar essas peças. Faz parte da rotina deste profissional ajustar cubos das rodas, regular altura de suspensão, alinhar sistema de direção e trocar peças desgastadas do sistema mecânico dos automóveis.

 

Graduação necessária

 

Para o exercício dessas atividades requer-se Ensino Fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e que contém disciplinas como higiene e segurança do trabalho, qualidade ambiental, organização do trabalho, além de motores, sistemas e partes do veículo, dentre outros.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação de carreira para Alinhador.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações possíveis para Alinhador.

 

Aptidões desejáveis

 

Para o melhor exercício dessa profissão, o Alinhador precisa ser organizado, cuidar da higiene e da segurança do local de trabalho, ser responsável, manter um bom relacionamento com os clientes, saber cumprir metas e compromissos, demonstrar destreza manual, ter noção de espaço, ser pontual, dentre outras qualidades.  Esse profissional tem que ter noção básica de inglês e termos técnicos, por tratar sempre com manuais de funcionamento dos automóveis.

 

Campos de atuação

 

O Alinhador pode trabalhar em diversos estabelecimentos que lidam com automóveis e da área de mecânica, como em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, oficinas mecânicas e postos de combustível que oferecem o serviço de alinhamento de automóveis, dentre outros.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Alinhador.