Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Ajustador mecânico

O AJUSTADOR MECÂNICO constrói, ajusta, monta e repara peças ou conjuntos parciais componentes de máquinas e outros equipamentos mecânicos, baseando-se em especificações ou modelos originais, utilizando máquinas-ferramentas, ferramentas manuais e instrumentos de medição, traçagem e controle, para possibilitar a utilização desses equipamentos nos vários setores da produção.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Ajustador mecânico

Sinônimos:

  • Mecânico ajustador

Ajustador Mecânico é o profissional que faz desde a montagem, ajustamento, construção, reparação de peças ou componentes de máquinas, até o planejamento e organização do local de trabalho. Exercendo funções de corte, polimento, lubrificação e lixação, esse profissional acabou se tornando essencial para a preservação de máquinas, aumentando sua durabilidade e todo o processo exercido por elas, além de ajudar nas montagens das mesmas e poder conduzi-las.

 

Graduação necessária

 

O Ajustador mecânico deve ter concluído o ensino fundamental e, dependendo da área em que atuar, deve ter qualificação profissional com mais de 400 horas/aula. Apesar de não ser obrigatório, as empresas geralmente procuram profissionais com o ensino médio concluído.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação para a carreira de Ajustador Mecânico.

 

Aptidões desejáveis

 

O profissional dessa área deve possuir algumas características específicas em sua personalidade, como paciência, atenção, concentração, cautela por mexer com ferramentas pontiagudas e materiais tóxicos, além de habilidade manual e uma boa visão.

 

Especializações possíveis

 

O Ajustador Mecânico pode escolher entre algumas especializações, como: Bancada, trabalhando com limagem, dobradura, lixação e rosqueamento, Ferramentas, Usinagem, Ajustes Navais, Máquinas-ferramentas, Polivalentes, entre outros.

 

Campos de atuação

 

O profissional desse setor pode atuar em algumas áreas, apesar de ser mais comum a presença de ajustadores em Indústrias, há oportunidades em Metalúrgicas, Usinas, em pontos de extração de petróleo e áreas correlatas.

 

Certificações

 

Não há certificações para a carreira de Ajustador Mecânico.