Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Ajudante de carga e descarga

O AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA prepara cargas e descargas de mercadorias; movimenta mercadorias em transportes diversos; entrega e coleta encomendas; manuseia cargas especiais; repara embalagens danificadas e controla a qualidade dos serviços prestados. Recebe e solicita informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de marcadorias.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Ajudante de carga e descarga

Sinônimos:

  • Auxiliar de carga e descarga
  • Ajudante de carga
  • Ajudante de caminhão
  • Operador de carga e descarga
  • Agente de carga e descarga

O Ajudante de carga e descarga é o profissional que realiza todas as atividades relacionadas à carga e descarga de materiais: entrega, coleta e movimenta mercadorias, operando os equipamentos necessários para tal, manuseia cargas especiais, emite, recebe, notifica e solicita informações, orientações e autorizações de transporte.

 

Graduação necessária

 

A profissão de Ajudante ou Auxiliar de carga e descarga não exige formação específica ou conhecimentos técnicos, dessa forma, não existem cursos de nível médio, superior ou técnico para a formação desse profissional.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há uma lei de regulamentação da carreira de Ajudante de carga e descarga, no entanto, a profissão está listada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

 

Especializações possíveis

 

O Ajudante de carga e descarga pode especializar-se de acordo à sua área ou local de atuação. As especializações mais frequentes são carregador de aeronaves, carregador de armazém, carregador de veículos de transporte terrestre e estivador.

 

Aptidões desejáveis

 

O Ajudante de carga e descarga deve ter conhecimento de informática e noções de Logística, além de familiaridade com diversos tipos de carga, como gêneros alimentícios, cargas frágeis, cargas refrigeradas, entre outras. Além disso, o trabalho nessa área exige atenção e agilidade, e um bom porte físico, já que se trata de uma atividade que demanda força braçal.

 

Campos de atuação

 

O Ajudante de carga e descarga pode trabalhar em aeroportos, portos navais, armazéns, supermercados e demais casas comerciais, nos mais diversos setores de fábricas, indústrias e empresas.

 

Certificação

 

Não existem certificações necessárias à profissão de Ajudante de carga e descarga.